Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será feriado em todo o território paulista. A nova lei estadual (Lei nº 17.746) que oficializa o feriado em São Paulo foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em setembro. Agora, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695), é feriado oficial em seis estados brasileiros.
Além de São Paulo, a data também é feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro e em cerca de 1.260 municípios, segundo a Fundação Cultural Palmares. Rio Claro faz parte desse grupo desde 2006, por meio da Lei Municipal nº 3.718.
A data tem como objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, traz à tona a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.
Eventos em Rio Claro
Todo ano, o município de Rio Claro realiza uma extensa programação para alusiva ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, as atividades começaram no dia 1º e seguem até o próximo domingo (26). A ação tem como tema “Quem mundo é este? Desigualdade racial, até quando?”.
Desde sexta-feira acontece o Festival Afrovibes, que será realizado até segunda (20) na antiga estação ferroviária, no Centro de Rio Claro. Na agenda desde domingo (19), o público poderá conferir apresentações do grupo Pagode do JF às 13 horas, Tem Fuzuê às 16 horas, DJ Tubarão às 18 horas, DJ Silvinho às 19 horas e banda Black Rio às 21 horas.
A programação segue na segunda-feira (20) com apresentações do grupo Aroeira às 13 horas, Tambu (batuque de umbigada) às 15 horas, bateria Pegada Louka às 16 horas, projeto Samba & Prosa às 17 horas e show da cantora Paula Lima com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro às 19h30. Além das atrações culturais, o festival também tem praça de alimentação e afro empreendedorismo. A entrada é gratuita.
Ato cívico
Também no feriado de segunda-feira, haverá ato cívico em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A atividade acontece a partir das 9 horas na sede da Escola de Samba Grasifs Voz do Morro, que fica na Avenida 19, nº 1.563, no bairro Consolação. A programação também inclui passeio cultural.
Na terça-feira (21) será realizada a palestra “Saúde da População Negra”, a partir das 9 horas, na Philarmônica na Rua 5 com Avenida 5, Centro.
Por Redação DRC