Vou desafiar você!!!!!!
Agente político, parlamentar, que diz defender a bandeira da inclusão das pessoas com deficiência. Para quantas pessoas com deficiência você deu oportunidade para trabalhar em seu gabinete e fazer parte da sua equipe?
Empresário que doa para projetos de organizações da sociedade civil de apoio, através de leis de incentivos fiscais, como está o cumprimento da lei de cotas em sua empresa? Aliás, você contrata pessoa com deficiência além da cota e faz a verdadeira inclusão no ambiente laboral?
Organização da Sociedade civil que atua na luta pelos direitos da pessoa com deficiência: quantas vezes, em face de sustentabilidade de seus projetos, abortou sonhos de pessoas com deficiência que buscavam a emancipação?
Quantas pessoas com deficiência você tem em seu círculo de amizade, que convida para viajar, passear, almoçar e para atividades de lazer?
Você que tem na sua família uma pessoa com deficiência e muitas vezes pensou: o que vai ser dele (a), ela (e) não pode, não consegue?
Quantas vezes você olhou para uma pessoa com deficiência e pensou coitado, sem buscar conhecer sua limitação funcional e suas potencialidades?
Profissional das mais variadas áreas de atuação, que muitas vezes se deparou com uma pessoa com deficiência e disse eu não estudei para isso, não aprendi a lidar com pessoas com deficiência em minha faculdade, em minha formação, mas não procura conhecer, pois se acomodou dentro de um conceito do “normal” e não se abre a aceitar a diversidade em uma sociedade plural.
Você que é pessoa com deficiência e aceitou tudo isso que já foi colocado aqui, abaixou a cabeça, abraçou estas teses e estagnou, não olhando mais para futuro, fechando os olhos para suas potencialidades, sucumbindo, deixando de sonhar de viver de crescer?
Precisamos crescer e de forma verdadeira ser um agente pela inclusão. Lembre-se a sociedade somos nós!!!!.
Giro Inclusivo
CAS sugere ao Executivo criação de serviço de aprendizagem para pessoa com deficiência
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na terça-feira (6), na forma de indicação, projeto que autoriza o Executivo a criar o Serviço Nacional de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou relatório favorável ao PLS 171/2017, do senador Romário (PL-RJ), mas recomendou a transformação da proposta em uma indicação a ser encaminhada ao Poder Executivo. Assim, o texto seguirá para leitura no Plenário, não precisando passar por votação. Em seguida será enviada ao presidente da República. Fonte: Agência Senado
Secretaria lança cartilha com diretrizes sobre ensino superior inclusivo
Na terça-feira (6) o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Comissão Intersecretarial, fez o lançamento da cartilha de Boas Práticas para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior.
O evento on-line e gratuito apresentou o documento produzido pela comissão para incentivar a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior, o documento fornece diretrizes e protocolos para suporte a inclusão dos alunos.
A comissão, constituída pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com membros das quatro universidades estaduais: USP, Unicamp, Unesp e Univesp – mais o Centro Paula Souza e visa apoiar o ambiente acadêmico na garantia do acesso e da permanência de alunos com deficiência no ensino superior, bem como, incentivar a produção de conhecimento sobre o segmento.
Missa acessível
No dia 3 de dezembro foi realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro a primeira missa acessível da nossa cidade. Presidida pelo padre Renato Andreato, em referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a celebração contou recursos de audiodescrição para deficientes visuais, Libras para surdos e espaço especifico para pessoas com transtorno do espectro autista. A Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência organizou a acessibilidade da missa e pretende prosseguir com esse projeto.
Por Paulo Meyer e Wilson Andrade / Foto: Divulgação