A cidade de Ipeúna é aquela típica cidade do interior paulista.
Silêncio e tranquilidade ainda predominam, mesmo já com registros de ocorrências de crimes maiores, como explosão de caixas eletrônicos. Na manhã dessa sexta-feira (25), os policiais militares cabo Aurélio e soldado Soares assumiram o posto de trabalho para mais uma missão e, como sempre, não dá para prever o que vem pela frente, porém, o que eles não imaginavam é que ganhariam o dia com um atendimento logo às 7h10, ocorrência que também vai ficar marcada na carreira dos dois policiais.
O pedido de socorro era de uma mãe em desespero. Tamires Regina Alves estava com a filha Gabriela de apenas 20 dias nos braços e desacordada. A menina engasgou com leite materno. A mãe, em desespero, saiu em busca de ajuda e entrou no destacamento da Polícia Militar buscando ajuda e se deparou com os dois soldados.
De imediato, cabo Aurélio pegou a menina no colo e iniciou a manobra de Heimlich (massagens de reanimação) e, em pouco tempo, o resultado tão esperado e positivo: Gabriela foi reanimada. “A mãe chegou com a filha desacordada. Diante disso, fiz o procedimento para desengasgar, foi muito rápido, uns dez segundos e, após a menina voltar a respirar, a levamos para o hospital”, declarou o soldado, que se tornou um anjo da guarda para toda a família.
A criança já havia se engasgado no dia anterior, quando recebeu ajuda de um bombeiro aposentado. O cabo Aurélio tem 42 anos, sendo 21 deles dedicados aos serviços da Polícia Militar. Ele, que também tem filhos, diz que foi a primeira experiência como esta. “Estamos acostumados a outros tipos de ocorrências.
Quando acontece um ponto fora da curva como esse é difícil até de se localizar depois, é uma mistura de emoções, alívio, satisfação, alegria, afinal, é uma vida apenas começando. Vinte dias e grandes emoções e, para nós, sentimento de dever cumprido”, falou emocionado o PM.
E completou que jamais será esquecida. “Aqui, todo mundo acaba se conhecendo. Elas moram a 50 metros do destacamento. O contato vai ser constante”, finalizou.