Até a próxima quinta-feira (1º), quatro instituições de ensino de Rio Claro, interior do estado, estão recebendo o Clube do Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches, principais programas educativos do Detran-SP voltados ao público infantil, que compartilha os princípios básicos de segurança e convivência no trânsito. Ao todo, 2.007 alunos de 6 a 10 anos de idade do Ensino Fundamental estão participando das atividades, com envolvimento de 79 professores da rede pública municipal. Ambas as iniciativas são realizadas em parceria com a Polícia Militar de São Paulo.
Na última terça (23) e quarta-feira (24), as ações foram realizadas na Escola Municipal Jardim das Palmeiras CAIC. Na sexta-feira (26), os programas foram apresentados aos alunos da Escola Municipal Sylvio de Araújo. Nesta terça-feira, dia 30, será a vez dos alunos da Escola Municipal Efraim Ribeiro dos Santos. E fechando a série de visitas, as atividades dos programas serão realizadas, na quarta-feira (31), com os alunos da Escola Municipal Professora Ângela Mônaco Perin Aily.
Ao final dos trabalhos em todas as escolas da cidade, no último dia da equipe de policiais no município, será realizada uma solenidade de encerramento, com a participação dos alunos das escolas envolvidas, além da presença de autoridades locais. As escolas participantes poderão na ocasião fazer apresentações de teatro, mímica e dança, entre outros, voltadas ao tema “educação para o trânsito”. Essa solenidade de encerramento e de premiação dos alunos está marcada para quinta-feira (1º), a partir das 19h, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal de Rio Claro.
Como solicitar o programa
As cidades que solicitarem o programa serão contatadas para o agendamento de uma reunião para definição de detalhes, pois os policiais que ministram as palestras permanecem no município por um período de aproximadamente dez dias, procurando atingir o maior número possível de escolas.
Para agendar uma visita do Clube do Bem-te-vi ao município, a prefeitura local, por meio de sua secretaria de educação, deve enviar ofício à Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, indicando nome e telefone para contato. As cidades que solicitarem o programa serão contatadas para agendamento de uma reunião para definição de detalhes.
Além dos materiais didáticos, os alunos também são apresentados ao aplicativo do Clube do Bem-Te-Vi – Detran-SP. A ferramenta fornece uma carteira de habilitação mirim quando algumas as atividades são concluídas. Dentro do espaço virtual, as crianças têm acesso a jogos de cadeirinhas, bicicleta, memória, quiz e adivinhe a palavra, além de um talonário infantil, onde é possível anotar multas aos papais, vovôs, titios e amigos.
Foto: Divulgação