Lucas Penteado, mais um grandioso talento entre tantos existentes em Rio Claro. Com dedicação plena à música, Penteado, aos 35 anos, é um violonista de primeira qualidade. Seus predicados saltam aos olhos, impressionam.
O jovem, já há alguns anos, vem fazendo propagar sua música de um modo bastante singular. Detentor de uma técnica esplêndida, Penteado falou à reportagem do Diário do Rio Claro para que você, leitor, possa conhecer um pouco mais deste notório talento da terra de Dalva de Oliveira.
Considerado por muitos especialistas como um grande intérprete da atualidade, Lucas Penteado é dotado de uma expressão musical ímpar; de impactante sensibilidade, que estimula o pluralismo, bem como a difusão da produção contemporânea erudita e popular em diálogo com a diversidade histórica da música clássica nacional e suas influências ao redor do globo.
Apresentar o violão em suas mais nobres faces, desde o elevado nível de execução técnica, interpretando obras raras e complexas de renomados compositores de diferentes períodos, tem sido seu grande papel. Penteado também faz difundir arranjos e transcrições de importantes personalidades da música contemporânea, como o premiado maestro e compositor Pedro Cameron, de quem recebe orientações desde 2001.
“Foi através do Cameron que eu me aprofundei nesse universo da música. Tive o privilégio de conviver e receber suas preciosas orientações que me conduziram com a sabedoria de um mestre às mais belas e profundas paisagens musicais. Esse foi o ponto de virada na minha carreira musical”, expõe o músico.
No ano de 2004, obteve uma bolsa de estudos do renomado professor Henrique Pinto para ingressar na Faculdade Cantareira, onde formou-se bacharel em violão erudito.
“Participei de festivais de violão no Brasil, Panamá e Alemanha, onde tive orientações com os mais renomados e requisitados violonistas da atualidade, como Aniello Desiderio (Itália), Álvarro Pierre (Uruguai), Marco Tamayo e Manuel Barrueco (Cuba), Fábio Zanon, Edson Lopes, Sergio e Odair Assad (Brasil)”, conta Penteado.
Apresentação
Quando do próximo dia 12 de julho, uma sexta-feira, Lucas Penteado fará uma apresentação junto à Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis, às 20 horas, em local a ser definido. “O púbico pode esperar uma apresentação de altíssimo nível e um repertório bem eclético, que vai desde obras do período barroco, como o grande compositor Antonio Vivaldi, até valsas, tangos e também arranjos próprios de grandes compositores da música brasileira como Pixinguinha e Jacob do Bandolim”, adianta o artista.