Por volta das 15 horas de ontem (18) a Defesa Civil realizava o monitoramento da chuva em Rio Claro que em alguns pontos seguia mais fraca, porém por voltas das 15h30 várias ocorrências começaram a ser registradas, como a falta de energia no bairro Jardim Novo I provocada após a queda de uma grande árvore que deixou também o trânsito interrompido em uma das principais vias do bairro. “Começou bem forte com ventania e granizo. Ficamos sem energia desde a hora que começou a chuva, por volta das 15h15”, relatou ao Diário do Rio Claro a Operadora de produção Naiara Cristina Prates Picelli, moradora do bairro Jardim Novo, região da cidade que foi muito afetada com a chuva da tarde dessa quarta-feira (18).
No Clube de Campo também foram registrados vários estragos, vídeos foram compartilhados mostrando a situação das dependências, inclusive com queda de um muro, banheiros danificados, secretaria e espaço de tiro também foram afetados. Ainda, conforme informações, duas Palmeiras caíram e atingiram a sede.
Mais uma vez o bairro Jardim das Nações também foi afetado. No local, foi registrado chuva de granizo e em alguns condomínios destelhamentos das torres. O bairro também ficou sem energia após a chuva. Moradores registraram em fotos e vídeos a situação. “Destelhamento, deu curto circuito, a gente ouvia os barulhos”, disse um morador do Condomínio Japão.
PREFEITURA
Até o fechamento desta edição a prefeitura emitiu nota comunicando que equipes estavam no Jardim das Nações para avaliar os estragos causados pelas chuvas no final da tarde dessa quarta-feira (18). “A chuva forte acompanhada de ventos causou destelhamento. Os imóveis, que tiveram o projeto de construção aprovado na antiga administração municipal, foram construídos pela empresa Direcional, que será chamada pela prefeitura para discutir quais medidas podem ser tomadas em apoio aos moradores. A vistoria dessa quarta-feira no local teve a participação de representantes das secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social, Obras e Defesa Civil”, informou em nota a prefeitura.
PREVISÃO
De acordo com a previsão do Climatempo, a quinta-feira deve permanecer com tempo fechado, parecido como a quarta-feira. Chuvoso de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.
DEFESA CIVIL REFORÇA CUIDADOS
Nos momentos de chuvas mais intensas procure permanecer em locais cobertos;
Evite ficar ou circular em baixo de árvores;
Não tente transpor ruas ou caminhos que estão alagados, a correnteza, buracos ou desníveis podem surpreender;
Conhecemos as áreas que normalmente alagam neste período, portanto, procure ter sempre rotas alternativas;
CUIDADOS TAMBÉM EM CASA
Cuidado com a utilização de aparelhos elétricos; (água e eletricidade não combinam);
Evite colocar seu lixo doméstico em áreas sujeitas a inundações, evitando desta forma o entupimento de bueiros;
Cuidado com os alimentos que tenham ficado molhados ou submersos em águas de chuva, neste caso há um sério risco de contaminação e não devem ser consumidos;
Proteja seu imóvel, fechando portas, janelas, proteja e eleve móveis, desligue aparelhos elétricos para evitar curtos-circuitos;
Fiquem atentos ao surgimento de trincas no terreno, rachaduras no solo, surgimento de valas e águas mais barrentas que o normal;
Trincas novas nos pisos ou paredes das casas, ou muros estufados.
Caso observe alguns destes sinais, afaste-se destes locais e ligue para a Defesa Civil no telefone 199, todos os dias da semana, 24 horas. São ações simples que podem fazer uma grande diferença.
Fotos: Divulgação