OLIMPÍADA: BRASIL VENCE ZÂMBIA NO FUTEBOL FEMININO
O futebol feminino do Brasil fechou com vitória a fase de grupos da Olimpíada de Tóquio. Após a vitória na estreia contra a China por 5×0 e o empate com a Holanda por 3×3, as comandadas da técnica Pia Sundhage venceram o time de Zâmbia por 1×0, gol de Andressa Alves, na segunda etapa de jogo, cobrando falta, em partida disputada ontem, em Saitama.
O Brasil, que diante de Zâmbia atuou com várias reservas, terminou em segundo lugar do Grupo F, atrás da Holanda, no saldo de gols. O duelo contra Zâmbia, poderia ter sido mais fácil para as brasileiras que atuaram boa parte do jogo com uma jogadora a mais devido a expulsão da lateral esquerda Mweemba, ainda no primeiro tempo. Mas jogando um futebol bem abaixo da expectativa, o time brasileiro sequer criou muitas oportunidade de gol.
A próxima adversária das brasileiras será a forte equipe do Canadá, uma das candidatas à medalha de ouro. O jogo está marcado para a próxima sexta-feira (30), às 05h00 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela TV Globo e Sportv.
VÔLEI FEMININO DO BRASIL CONQUISTA SEGUNDA VITÓRIA NA OLIMPÍADA
O voleibol do Brasil está mesmo a fim de causar fortes emoções aos seus torcedores nessa Olimpíada. Depois da dramática vitória do time masculino sobre a Argentina na última segunda-feira (26), por 3 sets a 2, ontem foi a vez do time feminino fazer o coração do torcedor amante do voleibol vir parar na boca.
As meninas do Brasil tiveram grandes dificuldades para vencer pelo mesmo placar, a determinada equipe da República Dominicana. As parciais de 22/25, 25/17, 25/13, 23/25 e 15/12, demonstram bem o equilíbrio no qual se desenvolveu a disputa.
A Sérvia lidera o grupo A com 2 vitórias por 3 sets a 0, e será o adversário do Brasil no próximo sábado (31). O duelo vale a liderança da chave.
Antes, porém, na quinta-feira (29), o time brasileiro enfrentará as anfitriãs. Brasil e Japão jogam às 07h40 (horário de Brasília).
Com Brasil e Sérvia garantidas nas quartas de final, as outras duas vagas serão disputadas por Japão, Quênia, República Dominicana e Coréia do Sul.
NATAÇÃO É MEDALHA DE BRONZE COM SCHEFFER
O nadador gaúcho Fernando Scheffer, 23 anos, conquistou a primeira medalha da natação brasileira na Olimpíada de Tóquio. Com o tempo de 1min44s66, Scheffer chegou em terceiro lugar na prova dos 200 metros estilo livre, disputada no Centro Aquático de Tóquio, na segunda-feira (26).
Os britânicos Thomas Dean e Duncan Scott, com os tempos de 1min44s22 e 1 min44s26, conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente.
Superação
O medalhista olímpico Fernando Scheffer teve de superar inúmeras dificuldades para atingir seu objetivo. Durante a fase de preparação chegou a praticar a natação em um açude para manter a forma. Atleta do Minas Tênis Clube, ele ficou 3 meses sem poder treinar nas piscinas, período no qual o clube esteve fechado, devido à pandemia.
SURFISTA ÍTALO FERREIRA CONQUISTA PRIMEIRA MEDALHA DE OURO PARA O BRASIL
Finalmente o hino nacional brasileiro foi ouvido em Tóquio. Nas primeiras horas de ontem, Ítalo Ferreira deixou para trás seus adversários, entre eles, o japonês Kanoa Igarashi e conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil.
A final do surfe masculino foi disputada na praia de Tsurigasaki. O brasileiro Ítalo Ferreira, ainda teve de superar a quebra de sua prancha logo no início da disputa.
Na soma dos pontos obtidos, Ítalo Ferreira marcou 15,14 contra 6,60 de Igarashi, que, na semifinal, havia superado o favorito Gabriel Medina.
As finais do surfe deveriam ser disputadas nesta quarta-feira (28), mas devido à possibilidade da chegada de um tufão a Tóquio, foram antecipadas em um dia.
Ítalo Ferreira, já havia conquistado em 2019, o campeonato mundial de surfe. Na disputa do terceiro lugar da Olimpíada de Tóquio, Gabriel Medina perdeu a medalha de bronze para o australiano Owen Wright.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Sam Robles/CBF