BRAGANTINO É O MELHOR PAULISTA COLOCADO NO BRASILEIRÃO
Além do jogo Juventude 0 x 3 Palmeiras, em Caxias do Sul/RS, a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, que começou na quarta-feira (16), teve a presença em campo de outros times paulistas.
Na Arena Neoquímica, em São Paulo, o Corinthians até começou vencendo o RB Bragantino com gol do atacante Rony, mas, na segunda etapa, envolvido pelo adversário, tomou o empate e a virada, por 2×1.
Mesmo desfalcado do habilidoso meia Claudinho, o Bragantino jogou um bom futebol e venceu a segunda partida no campeonato. Invicta na competição, a equipe do interior paulista está em 4º lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro, com 8 pontos ganhos.
Outro time paulista que se deu mal na rodada, foi o São Paulo, que, no Morumbi, não passou de um empate diante da Chapecoense. O São Paulo reclamou bastante da expulsão do meio-campista Rodrigo Nestor, rigorosa na opinião do técnico Hernán Crespo. O atacante Éder fez o gol do Tricolor, que, com o empate, saiu momentaneamente da perigosa zona de rebaixamento, para qual, porém, pode retornar, caso Cuiabá e Sport Recife vençam seus jogos na rodada.
Já o Santos FC, jogou ontem, pela 4ª rodada do Brasileirão. O Peixe, agora reforçado do meia Camacho (ex-Corinthians) visitou o Fluminense, no Maracanã. A equipe santista iniciou a rodada na 11ª posição com 4 pontos ganhos. O Fluminense, dos atacantes Fred e Nenê, aparece na 8ª colocação com 5 pontos ganhos.
TÉCNICO CAMPEÃO DA LIBERTA EM 99 VISITOU DELEGAÇÃO PALMEIRENSE
No dia em que comemorou 22 anos da primeira conquista do clube na Copa Libertadores da América, e que tinha o técnico Luiz Felipe Scolari no comando do time, o Palmeiras venceu o Juventude/RS, em Caxias do Sul, na noite da última quarta-feira, pelo placar de 3×0.
Antes do jogo, a delegação palmeirense recebeu na concentração o próprio Scolari, em visita de cordialidade. O vitorioso ex-treinador alviverde trocou ideias e experiências com o atual técnico do time, o português Abel Ferreira. Parece que o efeito foi positivo. O Palmeiras, que não vinha de bons resultados, aproveitou a fragilidade do adversário e aplicou logo uma goleada por 3×0. É o que se espera de um time, atual campeão da América.
A partida vencida pelo Palmeiras contra o Juventude, teve como destaque a grande atuação do meia Gustavo Scarpa, que deu os passes para os três gols do Verdão.
O jogo valeu pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Renam e Deyverson, ambos de cabeça, e Bruno Lopes num bonito arremate de primeira, da entrada da área, construíram o placar do jogo.
Com a vitória, o Palmeiras subiu para o quinto lugar na tabela de classificação, com 7 pontos ganhos. No próximo domingo (20), o Palmeiras recebe o América/MG, na Arena Allianz Parque, às 11 da manhã, pela 5ª rodada do Brasileirão. Lanterna da competição, o time mineiro, recém promovido da série B, já surge como um dos candidatos ao rebaixamento. Será a oportunidade para o Palmeiras continuar subindo na tabela, em busca da liderança.
OLIMPÍADA: JUDÔ DO BRASIL JÁ TEM O TIME FORMADO
O judô brasileiro tem por tradição fazer boas campanhas nas disputas olímpicas. Desde a primeira medalha (de bronze) conquistada por Chiaki Ishii, em Munique 1972, mais 21 foram conquistadas até a Olimpíada Rio 2016, sendo 4 ouros, 3 pratas e 14 bronzes, que tornaram o judô, o segundo esporte brasileiro que mais conquistou medalhas olímpicas, ficando atrás apenas do vôlei.
Para manter a tradição, a Confederação Brasileira de Judô divulgou a equipe completa que lutará por medalhas na Olímpiada de Tóquio 2020, cuja abertura será no dia 23 de julho.
A equipe masculina é formada por Eric Takabatake (-60kg), Daniel Cargnin (-66kg), Eduardo Barbosa (-73kg), Eduardo Yudi (-81kg), Rafael Macedo (-90kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Rafael Silva (+100kg).
A equipe feminina tem as seguintes atletas: Gabriela Chibana (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Ketleyn Quadros (-63kg), Maria Portela (-70kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
Entre os judocas estreantes em Olimpíada estão Larissa Pimenta e Gabriela Chibana. A experiente Ketleyn Quadros, medalha de bronze em Pequim 2008 retorna à competição.
No time de judô masculino do Brasil, Rafael Buzacarini e Rafael Silva são os mais experientes. Os demais, nunca disputaram uma Olimpíada.
Desfalque dos mais importantes no selecionado brasileiro de judô será o da campeã olímpica Rafaela Silva, medalha de ouro, no Rio 2016, suspensa por doping.
A expectativa quanto a uma boa participação do judô brasileiro em Tóquio é animadora. Nos últimos cinco anos, durante o ciclo preparatório para a Olimpíada, foram conquistadas 395 medalhas nas diversas competições disputadas.
Conforme divulgado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a delegação brasileira viaja inicialmente para a cidade de Hamamatsu, com objetivo de se adaptar ao Japão. A estreia do judô brasileiro na Olimpíada de Tóquio 2020 acontece no dia 24 de julho na Arena Budokan.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação