Um problema socioambiental de graves consequências para a humanidade, o desperdício de água vai além ao que se refere aos hábitos domésticos, consequentemente esforços públicos e privados são necessários em prol da conservação dos recursos hídricos.
De toda água disponível na Terra, apenas 3% é própria para o consumo e grande parte é encontrada em locais de menor acesso, por isso é importante entender a questão para encontrar soluções possíveis.
O desperdício de água está nas mais diversas escalas de abrangência, porém, na imprensa e nos meios de comunicações geralmente, é associado desperdício de água aos hábitos domésticos, como uso indiscriminado do chuveiro, ficar com as torneiras abertas aos escovar os dentes, torneira mal fechada, utilização indevida de água para lavagem de calçadas, etc, o não aproveitamento e outros exemplos.
Porém o problema ultrapassa a questão doméstica e do cotidiano, pois existe, como exemplo, o desperdício causado durante o abastecimento de água, em razão de falhas técnicas nas tubulações e sistemas públicos de distribuição. No Brasil uma pesquisa do Ministério das Cidades relata que 41% de toda a água tratada é desperdiçada, o que equivale a cerca de 4 bilhões de prejuízo. Nos Estados Unidos e Alemanha, o nível de desperdício de água não ultrapassa os 9%. Em nosso país uma solução seria uma maior fiscalização sobre conexões hidráulicas irregulares e manutenções constantes na tubulação.
Nossa agricultura também é responsável por outro tipo de desperdício de água. Boa parte da água empregada nas lavouras não é aproveitada, pelas altas taxas de evaporação e pelo uso incorreto. Outro agravante para o problema em questão é a contaminação dos solos, do lençol freático e de alguns rios, decorrentes do uso de agrotóxicos. Portanto utilizar métodos de irrigação voltados para combater o desperdício de água na agricultura seria uma solução.
Outro exemplo de desperdício de água ocorre na indústria, para alguns tipos de produção a água é utilizada para resfriar os equipamentos, empregando a água de reuso e outros métodos no combate ao problema, seria mais eficaz. Casos de vazamento ou manejo incorreto dos sistemas locais de abastecimento podem gerar uma grande quantidade de desperdício na indústria. Tais motivos reforçam a necessidade de fiscalização constante, tanto na indústria como em outros setores, como comércio, construção civil, etc.
Todos os setores da sociedade tem o dever de adotar medidas para diminuir o desperdício de água, garantindo assim o seu uso sustentável, com efeitos mais positivos. E mesmo que o uso doméstico seja equivalente a menos de 10% da água utilizada é primordial que os cidadãos em suas residências evitem gastar além dos limites aceitáveis, fazendo sua parte no problema em questão.
Entre algumas dicas para evitar o desperdício de água, cita-se: não lavar as calçadas com mangueiras, cronometrar o banho, desligar a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as louças de uma vez, limitar o uso da máquina de lavar, reaproveitando a água da mesma, fechar bem as torneiras, consertar os vazamentos, entre outros.
Sendo assim você economiza água, o valor da conta é bem menor, e seu bolso e a natureza agradecem essas ações simples, mas que fazem a diferença.