Desigualdade Social: Consumo, Consumismo e Meio Ambiente
No consumo o ato de comprar está ligado com a necessidade ou sobrevivência. Já no consumismo isso é deixado de lado, o interesse em gastar com produtos sem utilidades é maior.
Relatórios de respeitadas organizações ambientais ditam que nós, seres humanos, já estamos consumindo mais do que a capacidade do planeta se regenerar, assim, alterando o equilíbrio da Terra. A população mundial já consome 30% a mais do que o planeta consegue repor. É verdade, nós, seres humanos, nos reproduzimos, durante a revolução industrial éramos cerca de 750 milhões de habitantes, hoje somos 7,6 bilhões, e segundo a ONU esse número deve chegar a 8,6 bilhões até 2030.
Isso naturalmente proporciona um aumento no consumo dos recursos do planeta. Embora muitos não liguem para isso de consumo e gastam sem pensar, outros sofrem por falta de recursos, estudos apontam que às pessoas mais ricas do planeta são responsáveis por 50% do gás carbônico exposto na atmosfera, enquanto as pessoas mais pobres são responsáveis por apenas 6%.
Assim os números mostram que, embora a população mundial tenha crescido muito, a desigualdade social é o consumo excessivo de uma pequena parte seja o principal agravante.
Texto escrito pela aluna Beatriz estudante da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, sob curadoria de Rafael Cristofoletti Girro, aluno da Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca, todos pertencente a Rede Camões de jornais escolares. O texto tem caráter pedagógico.
Foto: Divulgação