Neste dia especial, desejamos que o acesso ao direito a crianças, adolescentes, adultos com deficiência a escolas seja contemplado com inclusão plena, respeito às diferenças e incentivo ao desenvolvimento.
Que cada pessoa com deficiência seja empregada e se sinta digna e protagonista em seu labor, com respeito de seus gestores e colegas de trabalho.
Que cada familia se atente e apoie seu filho com uma deficiência sim, mas no desenvolvimento de suas potencialidades, reconhecendo sua capacidade e sua vocação para vida em sociedade.
Que cada pessoa que tenha uma limitação funcional acredite em seu potencial e sua importância para sociedade e para vida
E que a sociedade se transforme entendendo as diferenças e a importância destas para que esta sociedade plural cresça e se desenvolva de forma humanizada.
Que estes desejos se transformem em um sentimento coletivo e neste período que nós voltamos mais à reflexão, neste dia tão especial possam nos transformar cidadãos agentes por um mundo melhor e mais inclusivo.
Por fim, queremos desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo e agradecer a cada pessoa que acredita nestes propósitos, entusiastas, apoiadores, voluntários, instituição, empresas, família, pessoa com deficiência e, acima de tudo, cada idealista que luta dia a dia por uma sociedade inclusiva.
GIRO INCLUSIVO
Novas normas de redação em braille
Produzido pela Comissão Brasileira do Braille (CBB) em cerca de um ano de trabalho, foi apresentado pelo MEC no dia 17 de dezembro, em Brasília, novas normas técnicas para a produção de textos em braille. Basearam-se, principalmente, no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e em vigor no Brasil desde 2016, visando a garantia da padronização dos textos produzidos em todo o país. Um exemplo foi a hashtag, que todo mundo fala. Hoje, temos um símbolo em braille que significa hashtag, que antes não existia.
CadÚnico
A pedido da Defensoria Pública da União (DPU) e da Defensoria Pública de SP, a Justiça Federal proferiu na quarta-feira (19) decisão liminar determinando que a União mantenha o pagamento dos benefícios assistenciais de prestação continuada (BPC/LOAS) aos beneficiários que não se registrarem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 31 de dezembro de 2018. A decisão vale para todo o território nacional.
Escola Caic ganha elevador e garante acessibilidade
O serviço está sendo realizado por empresa terceirizada contratada pela prefeitura, que reformou o fosso preparando-o para receber o elevador. “O atendimento na escola será ainda melhor. Os alunos com deficiência poderão utilizar também o espaço do segundo piso para estudar ou realizar outras atividades”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.
Por Paulo Meyer e Vilson Andrade