Muita gente pensa na vida como algo misterioso e difícil de se explicar. Um começo, um meio e um fim. E acabam esquecendo de vivê-la mais intensamente, desfrutando cada momento como se fosse o último, cada momento como se fosse uma dádiva, uma benção, um milagre.
Tem gente que chega em casa depois do trabalho cansado, entediado, sem estímulo, mais um dia que vai se findando, mais um dia que cumpriu suas obrigações. Amanhã tem mais, não é? Um cliente reclamou que estava já há algum tempo aposentado e que a vida estava muito entediada, nada parecia mudar, tudo igual ao dia anterior, muitos deles sem muito sentido.
E eu fiquei imaginando a agonia dele. Realmente se você optar por viver uma vida sem sentido, sua existência poderá se transformar num poço de frustração. No final de cada dia, ao colocar a cabeça no travesseiro, você terá seu corpo cansado e sua alma tensa. Porque sua alma precisa de muito mais, ela necessita que você reconheça a sua essência. O que você veio fazer por aquí.
Se você me perguntar: “Tudo bem, mas onde está a minha essência?” E eu respondo que é você quem precisa descobrir isso. Eu posso somente ajudá-lo. A essência do que você é e deseja está dentro de você. Contudo, sobre essa luz que brilha lá no fundo de sua alma, há uma montanha de entulho que precisará ser removida para ter acesso a sua verdade. Conhece a história do Buda de barro? Não? Vou te contar.
Num vilarejo muito antigo, muitos seguidores de Buda, fizeram uma belíssima estátua dele. Ao final do trabalho, maravilhados com a visão daquela obra esplêndida, perceberam que haveria risco de ser roubada. Então, decidiram cobrir a estátua com barro. Assim os seguidores de Buda contemplaram a estátua diariamente com a adoração e a sensação de estarem diante de algo sublime. Mas aqueles que não sabiam da verdade não viam motivo para tamanha reverência a uma simples estátua de barro tosca e sem valor.
Você poderia descobrir o ouro que se esconde sob a camada de barro que a vida foi depositando sobre seu ser, deixar que o ouro brilhe e banhá-lo com sua luz em todos os setores de sua vida. Você não é uma estátua de barro como muita gente quis que você acreditasse. Você tem o seu ouro oculto, talentos e virtudes para realizar algo extraordinário, mas é preciso estar disposto a buscar esse ouro dentro de você.
Sabemos muito pouco sobre do que realmente somos capazes e não dá para fazer um rascunho de nossa existência e depois passar a limpo. A vida exige ação, aprendizado e superação. E mesmo que você acredite que haverá outra oportunidade, talvez em outras vidas, deve acreditar também que a evolução de sua alma depende do que conseguir realizar de grandioso nesta vida que recebeu, para você e para toda a humanidade. Pense nisso!