O descarte incorreto de lixo acarreta inúmeros problemas, um deles é o entupimento das bocas de lobo, responsáveis pelo escoamento da água da chuva. Nesta época de período chuvoso, o problema se agrava, já que as águas das chuvas carregam os resíduos para as bueiros, fazendo com que o volume de sujeira nesses pontos seja bem maior.
Um dos principais locais de alagamento em Rio Claro é a Avenida Visconde do Rio Claro. Para minimizar a situação, a prefeitura informou que a limpeza das bocas de lobo na Avenida Visconde foi concluída no final do ano passado, em trabalho que teve duas semanas de duração. A medida preventiva é para diminuir os riscos de alagamentos. Os trabalhos foram feitos nas imediações da Rua 13, em direção à Avenida 32. Segundo a administração, uma grande quantidade de lixo foi retirada, como latinhas de refrigerante e cerveja, garrafas pet, roupas velhas e outros materiais. Esses resíduos são descartados incorretamente nas ruas e levados pela enxurrada, entupindo as galerias.
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Rio Claro, o departamento possui cerca de 30 varredores distribuídos, preferencialmente, na região central da cidade, em função das atividades comerciais e de prestação de serviços. Diariamente são varridos trechos que compreendem da Rua 1 à Rua 9 e da Avenida 29 até a Avenida 32. As grandes avenidas, tais como a Via da Saudade, Avenida 40, entre outras, também recebem atendimento com frequência.
O Secretário de Agricultura, Emílio Cerri, observou que os profissionais acabam correndo risco. “Durante os trabalhos, os varredores estão expostos a acidentes em função de objetos cortantes que são descartados nas ruas e avenidas por falta de informação e de educação daqueles que cometem tais atitudes”, observou Cerri.
Foto: Diário do Rio Claro