Uma reta pode significar um único caminho. Uma reta pode trazer alívio quando você consegue enxergar o final da estrada.
E uma reta pode simplesmente relaxar a sua visão e diminuir ou aumentar a velocidade. Uma reta pode ser simplesmente uma reta.
Muita gente pensa que a vida é feita de uma reta, história pessoal sem desvios ou obstáculos, história sempre contada do mesmo jeito, história sem problemas ou desafios, histórias sem alegrias ou tristezas, histórias que nunca foram realmente vividas.
As pessoas, na maioria das vezes, se esquecem de curtir a jornada, tornam-se especialistas em conquistar resultados, miram somente no final esquecendo-se realmente em registrar os passos, a caminhada e se perdem pelo caminho.
Imagine um barco a motor muito bem equipado. Sem o motor, não serviria para navegar. O motor sozinho também não serviria para impulsionar nada. Percebe que um depende do outro? O motor sozinho afunda e o barco sem o motor está parado.
Você não está sozinho, tem pessoas que dependem muito de você, que podem gostar ou não de você. Mas você é você, com todos os seus defeitos e qualidades. Errando e acertando. Caindo e levantando. Rindo ou chorando. Amando ou odiando. Você tem que se encontrar depois de uma curva.
Em Bauru, interior de São Paulo, depois de ministrar um curso de Autoconhecimento para um grupo de empresários, no final do evento, que durou dois dias, recebi um cartão do grupo. Era uma foto de uma estrada que contornava uma montanha e, abaixo, estava escrito: depois de uma curva, pode vir uma reta.
Este cartão me emocionou muito e percebi que a mensagem tinha sido incorporada pelo objetivo do treinamento. E todas as vezes que me encontro diante de um problema, de um desafio, vem na minha mente a foto com os dizeres e me empenho ainda mais na resolução dele.
Eu não sei se você já esteve diante de um problema e se sentiu sem recursos. Eu não sei se você conseguiu solucioná-lo ou não. E também não sei se você quer se lembrar dele agora. O que eu sei é que você, de alguma forma, aprendeu com ele e vai servir para enriquecer e fortalecer na sua caminhada, não é?
A gente aprendeu que a menor distância de um ponto a outro é uma reta. E eu também sei que uma reta pode significar um fim, ou um reinício ou ainda um outro ponto, mas na vida uma reta pode ser um atalho e conter outros caminhos que não serão percebidos.
Você pode ter a melhor serra do mundo e não saber como usá-la adequadamente, assim como saber interpretar os sinais que a vida lhe entrega no seu dia a dia. Assim, peço-lhe que fique atento para as curvas e vá devagar nelas, porque a reta pode aparecer logo e fortalecê-lo ainda mais. Pense nisso!