Na noite dessa quinta-feira (29), policiais realizavam patrulhamento quando foram solicitados para dar suporte à ocorrência em um condomínio no Jardim América.
Em um dos apartamentos, o Corpo de Bombeiros e SAMU tentavam conter um rapaz que, em posse de uma machadinha, tentava cometer suicídio e ameaçava a própria mãe.
Após conseguirem conter o rapaz, de 33 anos, com a utilização de técnicas de imobilização e após uma breve vistoria no imóvel, encontram no interior do quarto um arsenal com mais de 400 itens. Segundo descrição da polícia, foram apreendidas uma metralhadora cal. 9mm de fabricação israelense; uma pistola cal. 9mm; duas pistolas cal. 380; um revólver cal. 38; 301 munições de diversos calibres; 15 silenciadores de armas diversas; 19 carregadores de fuzil; três carregadores modelo caracol cal. 556; 11 carregadores de pistola; uma mira a laser; 48 coronhas de fuzil; além de diversas peças de armamentos.
Segundo informações da Polícia Militar, o infrator foi socorrido e permaneceu internado com escolta policial, sendo realizado o registro da ocorrência de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito no plantão policial. Segundo a comunicação da PM, ele foi autuado em flagrante e, após a liberação do hospital, será encaminhado para as demais providências.
POLÍCIA FEDERAL
O Diário do Rio Claro entrou em contato com a Polícia Federal para confirmar a informação de que a apreensão das armas nessa quinta-feira estava relacionada a um mandado de busca e apreensão cumprido pela PF no último dia 23, em Rio Claro.
A Polícia Federal informou que é possível que haja relação, mas que ainda está havendo investigação, que corre sob sigilo.
OPERAÇÃO SENHOR DAS ARMAS
Em agosto do ano passado, a Polícia Federal deflagrou em Rio Claro a Operação Senhor das Armas para reprimir o tráfico de armas e lavagem de dinheiro, tendo cumprido dois mandados de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e um de prisão.
As investigações teriam sido iniciadas em 2016, quando a Receita Federal comunicou à delegacia da PF em Campinas que havia apreendido grande quantidade de peças de armas de fogo e munições de calibre restrito. Os trabalhos receberam auxílio da cooperação internacional do órgão da PF nos Estados Unidos e de autoridades americanas do U.S. Immigration ans Customs Enforcement (ICE).