Nesta segunda-feira (30) acontece o retorno às aulas presenciais das 25 escolas estaduais no município rio-clarense, conforme decreto do prefeito Gustavo Perisinotto publicado no Diário Oficial, no último dia 20 de agosto.
Serão mais de 15 mil alunos retornando às salas de aula no município, mas a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo estima que, a partir da próxima segunda-feira (2), 97% dos 3,5 milhões de estudantes da rede estadual já estarão sendo atendidos nos colégios, dado os municípios que tiverem autorização para tal – Rio Claro é um desses.
Mas, depois de tanto tempo ‘quarentenado’ – como se diz por aí -, fica o questionamento: o que esperam os alunos? O DRC conversou com alguns dos que estão na rede pública estadual para saber sobre as expectativas para a volta ao presencial.
ENTRE O OTIMISMO E A EMOÇÃO
O estudante de ensino médio Kauhan Sabino, de 15 anos, acredito que a retomada é positiva. Para Sabino, toda a experiência vivida durante o tempo de distanciamento e confinamento agregou para uma valorização da escola. “Acho que muita gente tirou um aproveito de tudo isso. Para o próprio conhecimento, sabe? Em valorizar mais o professor numa aula presencial, por exemplo.”
O aluno também entende que retornar presencialmente faz-se necessário, dado o abalo que as instituições educacionais sofreram. Questionado, no entanto, sobre como se sente em relação ao vírus, o jovem não hesita. “Eu espero que dê certo para que os alunos cumpram os protocolos. Receio a gente sempre tem, ainda mais com as variantes. Mas eu acho que precisa voltar. Ainda mais agora com os alunos e professores vacinados”, entende.
Os votos são dos melhores possíveis, sem deixar, porém, de se emocionar. É o caso de Aline dos Santos, de 18 anos, estudante da 3ª série do ensino médio. Para ela, que está quase formada, os meses para aproveitar estes últimos momentos com a turma serão poucos. Mas a aluna espera ainda “poder criar laços e aprender o máximo possível”, avalia.
“É uma mistura de ansiedade e medo, de certa forma. Tanto tempo em casa sem ter contato com os alunos me traz a sensação de primeiro dia de aula em uma nova escola. Vai ser diferente. Todos estarão diferentes, cada um vivenciou a pandemia de uma maneira, muitos até perderam alguém. Voltar ao presencial significa muita coisa, e eu quero fazer parte disso.”
DESEMPENHO
Tanto Kauhan quanto Aline sentiram, nesse tempo de quarentena, certa dificuldade com as chamadas ‘aulas remotas’. Para Kauhan, que tem preferência aos estudos de Ciências Humanas, a dificuldade estava em aprender, por exemplo, as famosas ‘Exatas’ – popularmente, reconhecidas ‘difíceis’ entre parte dos alunos.
Já Aline, avalia que o desempenho caiu pela distância criada pelas plataformas. “Não tinha a ajuda imediata por parte dos professores como teria em sala de aula, já que nem todos realizavam reunião por plataformas de chamada”, explica.
O que não diverge também da opinião de Kauhan, que coincidentemente teve a mesma sensação: “É diferente você ter contato visual com o professor, sabe? É muito diferente do On-line. Mesmo a Internet tendo possibilitado ações novas, como a questão de apresentar o conteúdo, acho que o presencial é diferente. Bem melhor, para falar a verdade.”
Por fim, os dois alunos sentem o mesmo sentimento, desses que só o português possibilita em palavras: a saudade. Da interação social a um simples levantar de mãos, a jovem e o adolescente mal podem esperar para aproveitar o resto do ano na sala de aula. Mas, dessa vez não será um ‘login’ e ‘senha’, mas uma sala de aula com pessoas de corpo – e alma.
O RETORNO
Questionada sobre o retorno às aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação informou que escolas estaduais da rede de ensino de Rio Claro estão preparadas para o retorno, em acordo ao decreto municipal, seguindo todos os protocolos sanitários para segurança das atividades.
Em nota, lembrou que o retorno das aulas e atividades presenciais vem ocorrendo desde 08 de setembro do ano passado. “Todas as mais de 5 mil escolas estaduais do Estado seguem no modelo híbrido, sendo que os alunos ainda podem seguir apenas no ensino remoto via Centro de Mídias de SP.”
A pasta ainda esclarece que desde a última sexta-feira (20), conforme norma estabelecida de retorno às atividades presenciais por todos os servidores da rede estadual, os colaboradores seguem sem revezamento. Atualmente tem-se cerca de 60% dos 3,5 milhões de alunos comparecendo, presencialmente, nas escolas.
ESCOLA CHANCELER
Ao Diário do Rio Claro, a Secretaria do estado confirmou que foi registrado furto da fiação de energia da Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes nessa semana, porém, informou que as medidas necessárias para restabelecimento foram tomadas e as aulas retornam normalmente na unidade nesta segunda-feira (30).
Aline dos Santos
“Todos estarão diferentes, cada um vivenciou a pandemia de uma maneira, muitos até perderam alguém. Voltar ao presencial significa muita coisa, e eu quero fazer parte disso.” – Aline dos Santos, 18 anos
Por Samuel Chagas / Foto: Divulgação