O Diário do Rio Claro dá sequência à prestação de serviço no tocante à saúde com o propósito de bem informar o seu seleto leitor.
Hoje, trará à tona um assunto de máxima relevância, mas por muitos negligenciado: a saúde bucal aliada à estética dental. Para tanto, conversou com dois profissionais gabaritados: Doutora Ana Carolina Murari, especialista em cirurgia e mestre em implante, e Doutor Rafael Rubini Rossini, pós-graduando em endodontia (tratamento de canal), que possuem uma clínica que atende a todas as áreas da odontologia.
A conscientização que permitiu a evolução
De acordo com os profissionais, a conscientização por parte dos pacientes perante à necessidade da prevenção da saúde bucal foi fundamental para levar a odontologia a outros patamares. Outrora, conforme afirmam, a odontologia era vista como “vilã” ou como um tratamento totalmente doloroso.
Hoje, além de ter evoluído muito, com novas tecnologias e produtos, os pacientes deixaram de enxergar a odontologia apenas como uma necessidade e passaram a procurar também por fatores estéticos.
A essencial prevenção
Segundo Doutora Ana Carolina e Doutor Rafael Rubini Rossini, a prevenção deve ter início já na infância, onde os pais e o cirurgião-dentista responsável têm papel fundamental para esta conscientização. Eles explicam que o ponto-chave se inicia com uma completa higienização bucal, após as principais refeições diárias.
“A dieta alimentar também possui extrema importância, onde a alta ingestão de açúcar e carboidrato predispõe à doença bastante conhecida: a cárie. Aliada à escovação, é fundamental que o paciente utilize o fio dental diariamente, pois o não uso acarreta a uma possível doença periodontal, que apresenta sintomas de gengiva inflamada, com alto grau de sangramento”, expõem.
Sorrir sem receios
Doutora Ana Carolina e Doutor Rafael Rubini Rossini garantem que, além da saúde bucal, o paciente está cada vez mais preocupado coma estética do seu sorriso, seja o clareamento dental, formato dos dentes, alinhamento ou harmonização facial. Eles explicam que o clareamento dental, bem como, outros pontos da estética dental, devem ser sempre supervisionados e orientados por um cirurgião-dentista, pois, hoje em dia, há muitas “receitas caseiras” na internet, onde os resultados não são eficazes e podem, muitas vezes, ser prejudicial ao paciente. “Como, por exemplo, técnicas de clareamento dental com água oxigenada, ou pastas que contêm carvão em sua composição ou, ainda, que prometem clarear os dentes, mas apenas danificam o esmalte dental”, orientam.
Doutora Ana Carolina, responsável pela área estética em restauração e reabilitação, enfatiza que as facetas ou lentes de contato, tanto em cerâmicas quanto em resinas, são indicadas para pequenas correções estéticas de posicionamento, tamanho, formato, volume, textura ou cor dos dentes, onde ganharam destaque devido às mídias digitais e às celebridades, que se não forem realizados por profissional capacitado, podem gerar danos a longo prazo. “Os resultados de cada tratamento também são individualizados devido ao perfil de rosto, coloração e posição dental”, elucida.
Doutor Rafael Rubini Rossini, por sua vez, é responsável pela harmonização facial, área que abrange a bichectomia, técnica que remove
abola de Bichat (tecido gorduroso da bochecha), e também o preenchimento facial (botox), procedimento que compete o preenchimento de lábios, mandíbulas e rugas, suavização de “bigode chinês”, sorriso gengival, rinomodelação, dentre outros. “A harmonização visa o alinhamento facial e, por consequência, o rejuvenescimento do paciente”, ilustra. Os profissionais orientam que os pacientes devem visitar o seu cirurgião-dentista regularmente, em um prazo de, no máximo, seis meses, ou quando julgarem necessário para, deste modo, manter uma excelente saúde bucal, prevenir os riscos, e obter uma estética dental desejável.