A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro confirmou que a paciente Bárbara Negrão Cigagna Mantovani teve resultado positivo para dengue. Bárbara tinha 32 anos e foi sepultada na manhã de domingo (29). Segundo amigos e familiares, a morte ocorreu por dengue hemorrágica e Síndrome de Hellp.
A mulher estava grávida de 34 semanas e precisou passar por uma cesária. Após o parto, não resistiu. Dias antes, apresentou sintomas de dengue e fazia os cuidados em casa, mas o caso teria se agravado devido à Síndrome. Estudos apontam que a Síndrome de Hellp é um problema que pode ocorrer na gravidez e é responsável por um número considerável de mortes tanto maternas, quanto perinatais.
Normalmente atinge mulheres que estão entre a 28ª e a 36ª semana de gestação. Ocorre em virtude de uma invasão trofoblástica que coloca em contato o tecido do feto com o sistema imunológico da mãe, ocasionando uma rejeição imunológica.
Casos de dengue
Rio Claro contabiliza 276 casos de dengue confirmados neste ano. O número é preocupante para as autoridades que fazem o alerta. “É importante que as pessoas entendam nosso clamor também em relação à dengue. Estamos de quarentena, as pessoas estão em suas casas, façam a limpeza, olhem atentamente, pois a prevenção é muito melhor”, salientou o prefeito Juninho da Padaria.
O município conta com 709 pessoas notificadas. Deste número, constam os já confirmados, 217 que foram descartados e 216 pessoas que aguardam resultados. “Temos um número grande de casos e com risco de aumentar. Por isso, é importante a questão domiciliar. Vamos cuidar melhor do domicílio, visto que grande parte dos achados ainda é domiciliar.
Já que as pessoas estão em casa, veja se não tem nenhum lugar sendo criadouro do mosquito”, disse o médico infectologista Jair Virginio. As ações de combate ao mosquito Aeds Aegipty seguem sendo realizadas em Rio Claro, inclusive com os mutirões em diversos bairros. O médico salientou a importância de se estar atento a todas as patologias.
“A Vigilância tem feito visitas regulares, sempre com os cuidados para que não haja contaminação pelo Coronavírus. Os profissionais são orientados com a questão de segurança, mas é fundamental essa pesquisa tanto do Coronavírus, como também da dengue que, aliás, no momento, tem aparecido mais casos e também é um risco à saúde pública. É preciso cuidado”, salientou doutor Jair.
O prefeito Juninho da Padaria destacou que será lançado semanalmente um informativo para ser compartilhado com a população os números da dengue no mesmo formato que tem sido feito com os dados do COVID-19.
Foto: Divulgação