Um balanço foi divulgado das atividades do Departamento de Defesa Civil dos últimos quatro anos. O levantamento foi apresentado pelo então diretor Wagner Martins Araújo que atuou durante o período à frente do órgão. Segundo os dados, foram 9758 serviços, sendo que, em 2020 ficou concentrado um número maior com 3282 atividades. Entre elas a de maior destaque, monitoramento de áreas de risco com 5646 ações o que inclui áreas de alagamento, por exemplo. Ocorrências de incêndios atendidas pelas equipes do departamento foram 374, nos quatro anos, sendo em 2020, 115 incêndios em mata, terrenos e na Feena.

Atualização de cadastro das Defesas Civis
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) recomenda que as Prefeituras e gestores das Defesas Civis locais devem estruturar os sistemas locais de proteção e defesa civil e estar com o cadastro atualizado junto à Defesa Civil Nacional.
Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas, com as informações atualizadas, é possível aos municípios solicitar e ter acesso a recursos federais para ações de resposta e recuperação, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). “É fundamental que o cadastro seja atualizado para garantir que os municípios possam acessar o S2ID e permitir que, em caso de desastres, eles tenham acesso ao apoio do Governo Federal. E isso precisa ser feito o mais rapidamente possível, porque estamos em uma época do ano em que há uma quantidade maior de registros de desastres naturais no País”, reforçou o secretário.
Outra ação necessária é a checagem da existência da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec). Se ainda não estiver ativa na cidade, os gestores podem entrar em contato com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR para a estruturação do órgão.
Choveu cerca de 13,8 mm nessa quinta-feira
Segundo informações da Defesa Civil, choveu o equivalente a 13,8 mm na tarde dessa quinta-feira (7), em Rio Claro. Ainda, não houve destelhamentos ou quedas de árvores. As equipes da Defesa Civil apenas realizaram monitoramento preventivo e foi registrado apenas um ponto de alagamento, na Avenida 16 do bairro Jardim São Paulo.
Foto: Divulgação