Decorar ambientes fazendo uso de materiais e produtos que causem menor impacto ao meio ambiente é a proposta do conceito de decoração sustentável. Abrangendo essas duas propostas você pode usar da reciclagem, reaproveitamento de materiais, criatividade e imaginação.
Deixar seu lar mais funcional, confortável, bonito e contribuir para o meio ambiente são propostas que ajudam a preservar nosso planeta e seus recursos naturais, para que eles não acabem. Por isso ao escolher os itens para sala, quarto, cozinha ou outro cômodo da casa, você deve pensar em compor os mesmos de acordo com uma decoração sustentável, que se apoia nos três pilares da sustentabilidade: a preocupação social, ambiental e econômica.
Resumidamente, no campo social: como aquele produto impacta a sociedade; como foi produzido; se o produto fere as questões sociais, etc. No campo ambiental: como o produto afeta o meio ambiente durante sua produção ou descarte. E no campo: econômico como afeta a economia de sua região ou país.

Tendo esses conceitos esclarecidos, podemos optar por uma decoração que causa menos impacto ao meio ambiente e que pode ser cheia de estilo e personalidade.
Como dicas de decoração sustentável citamos o fato de reutilizar o que seria descartado, ou seja, reaproveitando materiais. Como exemplo, retalhos de tecidos que se transformam em capas de almofadas, tapetes, colchas, etc. Para o banheiro ou lavabo, adquirir escovas de dente feitas de madeira, por serem menos agressivas ao meio ambiente. Para criar um quadro de recados ou molduras de porta-retratos, é possível reaproveitar rolhas de garrafas, por exemplo.
Para compor uma bonita mesa de jantar ou lindos vasos para decorar diferentes cômodos, ideias de reaproveitamento de garrafas de vidro são bem-vindas se as mesmas tiverem rótulos interessantes pode preservá-los, pois a peça fica ainda mais rústica.

Adquirir ou produzir diferentes peças artesanais, com barbante, linha, madeira, plástico e metal são opções que são verdadeiras obras de arte e decoração, que dependem de criatividade e de mãos talentosas, para adquirir algo charmoso e exclusivo para sua casa.
Na lista de decoração sustentável não podemos deixar de citar o verde em nossas casas, as plantas decorativas deixam o ambiente mais fresco e arejado, pode-se criar um jardim vertical com madeiras reutilizadas ou paletes, como dicas de plantas para ambientes internos citamos as samambaias, suculentas, bromélias e palmeiras.
Outra ideia sustentável é ter um novo olhar para as coisas, por exemplo, pneus podem virar pufes; cabides podem virar porta-retratos; mesa de cabeceira pode virar mesa de centro; e mais uma infinidade de outras combinações.

Garimpar peças em lugares diferentes é outra forma de obter uma decoração sustentável, você pode conseguir bons itens de bazares de entidades beneficentes ou através de amigos ou parentes que estão renovando a mobília da casa.
O consumismo deve ser deixado de lado, a fim de se comprar apenas o que realmente se é necessário. “O menos é mais”. Verificar a origem dos materiais, por exemplo, móveis e itens de madeira somente de demolição, reflorestamento e certificados. Também devemos comprar produtos eficientes que ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica e de água. A luz natural deve ser priorizada, porém na iluminação dos ambientes as luminárias ajudam a compor a decoração, deixando o ambiente mais bonito. Nesse caso, as lâmpadas de LED são as que causam menos impacto na natureza e maior economia de energia. Em relação a economia de água também encontramos chuveiros e torneiras com visual e designs perfeitos e que consomem menos água.
Portanto, a decoração sustentável faz parte de um estilo de vida que ajuda a proteger o planeta e as gerações futuras, pois além da criatividade e reaproveitamento de materiais, a conscientização é englobada na mesma e isso faz a diferença.
