Uma grande parcela das pessoas desistem facilmente de seus sonhos, os primeiros obstáculos podem ser suficientes para renunciarem qualquer projeto de suas vidas. Talvez associam muita dor na ideia de não conseguirem força suficiente para seguirem adiante e deixam de associar a grande felicidade no resultado final.
Na minha adolescência, meu tio Tónho, carinhosamente como gostava de ser chamado, veio de Itirapina para morar em Rio Claro e não estava encontrando emprego, talvez pela sua idade, era viúvo e passou a morar com o filho casado. E meu pai proprietário da Padaria Santa Cruz convence-o a trabalhar como padeiro. Ele não conhecia nada da profissão, mas aprendeu rápido tornando-se um excelente padeiro devido a sua perspicácia e a vontade de aprender.
Ele foi meu padrinho de crisma e nesse dia me presenteou com um livro “Vencendo A Mim Mesmo”, de Floyd Patterson. Escreveu na contra capa do livro “Não desista de você nunca” e isso marcou a minha vida desde a adolescência até hoje. E comecei a eleger meu tio como meu Anjo da Guarda e Mentor.
Floyd foi campeão mundial de boxe na categoria de pesos pesados – por duas vezes também foi o campeão mais jovem de toda a história do título. O seu livro é uma autobiografia e uma das mensagens, que é o título do livro sempre procurei seguir em toda a minha vida por causa do ideal que ele sugere. Em vez de tentar derrubar o mundo, é mais proveitoso tentar ser uma pessoa melhor.
Um esporte Olímpico, o atletismo, os atletas gostam de usar a expressão “superar seu recorde pessoal”. Quantas mudanças seriam necessárias para você mudar o que está inpedindo-o de alcançar o êxito naquilo que faz? Se você não está satisfeito com os resultados de sua vida, encontre uma maneira de “vencer a si mesmo”.
Perceba que neste enfoque para conseguir mais na sua vida fica um pouco melhor direcionado. Não há competição. Não há adversário. Somente o desejo de se tornar uma pessoa cada vez melhor. E, à medida que você está se empenhando e progredindo, o mundo ao seu lado progride também e torna-se mais enriquecido e apreciável de se viver. Floyd Patterson sabia disso. E foi assim que se tornou um dos mais famosos e idolatrados campeões de boxe do mundo, deixando um legado focado em si mesmo, a luta fora do ringue.
E meu tio Tónho, meu padrinho querido, provavelmente queria que eu soubesse disso com seu exemplo de vida, somado ao foco central do livro, e conhecia como Floyd que, em todo mundo seu único adversário são as coisas que estão dentro de nós, das quais deveríamos focar para crescer em qualquer ramo de atividade como ser humano que somos. E ainda fica uma pergunta que todos deveríamos fazer para colocar em prática esse aprendizado enriquecendo ainda mais a nossa vida: O que eu preciso mudar para me tornar uma pessoa melhor ainda? Pense nisso!