Projeto
O Senado já recebeu o que vai mudar no código de trânsito e aprovado, que prevê mudanças no país, apresentado pelos deputados. Aprovado pelos deputados federais e apresentado pelo governo federal. O projeto prevê mudanças na legislação de trânsito (PL 3.267/2019) e agora está sendo analisado pelos senadores. A proposta aumenta, por exemplo, o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco anos para 10 anos. O prazo atual, de cinco anos, continua valendo para quem tiver idade igual ou superior aos 50 anos, outra mudança eleva a quantidade de pontos necessários para suspender o direito de dirigir.
Regras
O Senador Paulo Paim (PT-RS) disse estar preocupado com a flexibilização de regras. Já que o país é um dos campeões mundiais de mortes no trânsito. Em outra matéria, consta que o afrouxamento no trânsito vem sendo discutido no país desde o ano passado, quando o Projeto de Lei (PL) 3267/2019 foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, depois de um ano aguardando análise na Câmara dos Deputados, foi aprovado o substitutivo, apresentado pelo deputado Juscelino Filho, relator do PL.
Antes da votação, várias propostas do governo foram rejeitadas e pontos de texto original foram retirados ou modificados pelos parlamentares. Uma das alterações ocorreu na proposta de 20 para 40 pontos na CNH. Soubemos também, que o projeto está sendo discutido sobre outras determinações à nova Lei do Trânsito, que segundo os deputados federais já estão diante de complicados itens aprovados pelos Senadores. Um deles diz respeito a famosa cadeirinha para crianças nos carros, em relação a idade das que precisam estar no veículo. Segundo soubemos também, existe ou existia, quase uma centena de pedidos de alterações.
Mudanças
Quando as determinações forem colocadas em prática e até que tenhamos a readaptação da nova Lei, com esse trânsito “maluco”, vai demorar um bom tempo para que os condutores possam se adaptar às novas determinações, ou melhor, conhecer o que mudou, deverão ficar atentos a fim de não se surpreender com as “canetadas”, que foram apelidadas de “indústria da multa”. Portanto, é bom ficar DE OLHO, para não chorar pelo “leite derramado”. Pela nossa leitura sobre o que vai mudar não vai ser muito fácil dirigir sem que possamos ser surpreendidos e “encher os cofres” dos governos através das multas.
Defeitos
Não podemos dizer que tudo está errado no nosso trânsito, mas já que estamos no assunto e para terminar por hoje, precisamos de melhor atenção de alguns motoristas, se bem que, com certeza, alguns problemas não sâo só de Rio Claro, porém, acionamento da seta ligada em conversões, há grande esquecimento pelo condutor, estacionamento junto a sarjeta irregular e desrespeito nos pontos em que o condutor tem que observar melhor se o seu veículo não está atrapalhando o desenvolvimento de outro. Com pandemia ou sem, o número de veículo em circulação é MUITO GRANDE EM RIO CLARO. Com a nova Lei que vem por aí, esperemos por melhoras.