► Vacina. O Governo Federal lançou a campanha “Mega Vacinação” para reforçar imunização dos brasileiros contra o Covid-19. “Proteção pela metade não é proteção”, diz o Governo. Com mais de 350 milhões de vacinas Covid-19, a maior campanha de vacinação da história do Brasil faz um chamado importante para os brasileiros, que ainda não concluíram o ciclo vacinal. Mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose.
► Campanha. No último dia 20, foi iniciada a campanha de mobilização nacional para reforçar a importância de a população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, quem está no momento de tomar a dose de reforço, não pode perder tempo. Isso porque a campanha também chama a atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença. Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo com 4,1 milhões de pessoas e Minas Geais com mais de 2,2 milhões de pessoas são os estados que mais possuem brasileiros nessa situação.
► Ampliação. Entre os brasileiros que ainda não concluíam o ciclo vacinal, 2,9 milhões de tem entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior número de pessoas que não voltaram ao posto de vacinação. A campanha ainda anuncia mais uma etapa importante para a imunização dos brasileiros: a ampliação da dose de reforço para toda população adulta. Ao todo, 150 milhões com mais de 18 anos fazem parte do público alvo para a dose e reforço. A partir de agora, também muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal.
► Orientação. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha. Essa orientação é usada em pesquisas cientificas que apontam uma queda na resposta imune, pincipalmente, a partir do quinto mês após a segunda dose. A partir de agora, mais de 11 milhões de brasileiros estão aptos para tomar a dose de reforço, ou seja, já completaram a imunização há cinco meses ou mais. A previsão do Ministério da Saúde é que 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço em novembro e 2,9 milhões no mês de dezembro.
► Faltosos. O que não dá para entendermos é sobre os faltosos, como está na notícia do nosso Diário do último dia 18, dando conta que, mais de 20 mil rio-clarenses não compareceram aos postos de vacinação a fim de tomarem a segunda dose da indispensável vacina. Comentamos várias vezes em nossa coluna e não é novidade para ninguém, que a vacina contra o Covid-19 é a que nos salva do terrível problema de saúde e, nos deixa imunizados. Estamos chegando ao ponto ideal para que fiquemos livres desse terrível mal, porém, sem a conscientização de todos, não estaremos livres de uma vez por todas. De olho!