► Sindicato. Acabamos de receber através do Sindicato dos Ferroviários (Sindpaulista) a comunicação, com data de 29/10/2021, sobre a conclusão das assembleias gerais extraordinárias com a categoria ferroviária, para discussão de sua pauta de reivindicações. Além do reajuste salarial, que está com uma previsão em torno de 9%, também serão discutidas e negociadas com a empresa Rumo, diversos benefícios como: tíquete de alimentação/refeição, pagamentos de diárias, plano de saúde, PLR e etc. O reajustamento salarial, data base dos ferroviários, ocorre sempre em 1° de janeiro de cada ano.
► Inflação. Conforme está na nota que recebemos da direção sindical, além da reposição da inflação, o Sindicato pretende o pagamento do ganho real, ou seja, reajustamento acima a inflação, que é calculado pelo índice do INPC do IBGE. Os ferroviários aposentados e pensionistas da FEPASA, também terão seus proventos de aposentadoria ou pensão, reajustados no mesmo índice obtidos pelos ferroviários ativos da RUMO, conforme determina a Lei 9.343/96. Como consta acima, são reinvindicações que ainda serão discutidas entre a empresa e o Sindicato de classe na mesa de negociação, para as devidas conclusões.
► Covid. Ainda estamos preocupados em relação ao covid-19, embora a cada momento estamos tomando conhecimento que a situação está saindo de situações mais drásticas e preocupantes. Mas, não podemos deixar para trás as nossas preocupações. Tudo caminha para que possamos ter definições satisfatórias sobre a doença, porém a expectativa de grandes melhoras estão por vir. Uso de máscaras ainda não pode ser abandonada dizem os especialistas. Notícia que tivemos nos primeiros dias deste mês: SP tem menos de mil internados por Covid-19 em UTIs na Grande São Paulo, baixada e interior.
► Regiões. Chegaram a ter até oito vezes mais pacientes internados em leitos de Terapia intensiva no pico da segunda onda da pandemia, em regiões que chegaram a ter até oito vezes mais pacientes internados. Molécula derivada de corante ftalocianina capaz de inativar o coronavírus, com testes feitos no Instituto de Ciências Biomédicas da USP foram publicadas na revista Scientific Reports. SP encerra outubro com 90% menos dos internados por Covid-19 que no pico da segunda onda. Sete meses atrás, Estado chegou a ter mais de 31,3 hospitalizados com a doença; queda é resultado da vacinação.
► Meta. Uma das notícias importantes sobre as vacinas: São Paulo pode atingir meta de vacinação completa com retorno de 4 milhões de faltosos. Como sempre, insistimos que, nas vacinas é a única maneira para ficarmos totalmente livres da doença do coronavírus. Especialistas ouvidos na quinta-feira (28) pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à Covid-19, defenderam a continuidade do uso de máscaras mesmo com o avanço da vacinação. O debate abordou a flexibilização da utilização da proteção facial em todos os locais abertos.