►Dificuldades. Pensamos que um dia iríamos ter menos dificuldades para sobrevivência principalmente em relação aos mais pobres, isto é, para os menos abastados que vivem somente com salário mínimo e que as pessoas sem dinheiro suficiente para dar conta das despesas do dia a dia, mormente se o casal com dois ou três filhos, pelo menos, pudesse ter condições, no enfrentamento dos gastos. Com tudo mais caro e que tem aumento diário em produtos indispensáveis. O trabalhador que precisa se locomover com sua condução, seja veículos de quatro ou de duas rodas, ou através de coletivos em cidades populosas, como na capital Paulista, por exemplo; sair de casa na madrugada para o trabalho e voltar só a noite e com dificuldades pelos problemas de deslocamentos.
►Exemplo. Muitas famílias sem teto para morar, com dificuldades até para comprar um litro de leite para suas crianças, a situação tem sido muito mais complicada. O app do Yahoo Mail, nos dá conhecimento deste terrível e complicada maneira de sobrevivência das famílias mais pobres, que são alojadas em ocupação irregular. Principalmente em grandes centros, como a capital paulista. Uma delas, que chegou ao nosso conhecimento, teve que ser alojada em ocupação irregular na Grande São Paulo, em um casebre de madeira feito por ela mesma. Faz quatro meses que ela não sabe o que ´e cozinhar no fogão, usando gás, que onde mora pode custar até R$ 120. Este é um exemplo e de outras famílias que estão nesta mesma situação.
►Preço. Os mais de 80% de aumento no preço do botijão de 13 quilos nos últimos 12 meses, somados aos mais de 14 milhões de desempregados, resultaram em um aumento no uso de lenha e similares como o combustível para o preparo de alimentos do brasileiro. E, a volta de uma realidade que precisa ser esquecida, mas vem se tornando mais uma faceta do novo normal para a população mais vulnerável. É essa situação que vive a grande maioria dos trabalhadores do nosso país à mercê de dias melhores, que não sabemos quando isso poderá melhorar. Perspectiva de melhores dias para a população menos abastadas, ou seja: classes B e C, isso não dá para se fazer previsão. Via de regra, só poderemos saber se os nossos governantes, coloquem a mão na consciência, se acostumarem a gastar menos e pensar um pouco melhor naqueles que os colocaram lá e nos demais brasileiros.
►Sindicato. Na semana passada com a presença de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Ariovaldo Bonini Baptista e Waltercy de Mello, fizemos contados na Subsede da Entidade na Avenida 10 n. 234 – Rio Claro e, tivemos informações sobre as últimas decisões da Entidade de Classe dos Ferroviários Paulistas, contidas na última “Folha Ferroviária” do mês de setembro-2021, com informações e que vamos levar ao conhecimentos dos associados ferroviários e, que destacamos: eleições de entidades com indicações de membros do Sindicato da Paulista e destaques sobre as Colônias de lazer do Broa e da Praia Grande, que já estão à disposição dos associados para as devidas reservas nas subsedes, em Rio Claro, na Avenida 10 n.234. A colônia da Praia Grande em seus dois blocos de apartamentos estão recebendo novos revestimentos, mas, sem causar problemas para uso dos espaços pelos associados.
►Clima. Há uma preocupação popular em relação a mudança climática, neste período, por exemplo: o clima está mudado e estamos na primavera. Em anos anteriores, não sentíamos muito frio, como atualmente, com um clima ameno. Como o próprio termo indica, referem-se mudanças no clima que estão ocorrendo em todo planeta e que apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias de suas partes. Extinção em várias espécies. Derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências pelas mudanças da temperatura global. A seguir, destacamos mais a respeito das mudanças climáticas e de como estas podem afetar a vida dos seres humanos e outros organismos do planeta. Doravante, pelo que deduzimos, a situação deverá continuar da mesma maneira como agora sentimos nos anos posteriores e, não há perspectivas de melhoria no sistema climático e complicado, que a população está sentindo atualmente em todo mundo.