► SUS. Iniciando a nossa Coluna de hoje vamos levar ao conhecimento dos nossos leitores, que nos perguntam: “O que é o Sistema Único de Saúde (Sus)? Estrutura, princípios e como funciona?”. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistema de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento, para avaliação da pressão arterial, por meio de Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo o acesso integral, universal e gratuito por toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal do sistema público de saúde, sem discriminação.
► Saúde. A atenção integral à saúde – e não é somente aos cuidados assistenciais-, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestão e por toda a vida, visando a prevenção e a promoção de saúde. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e Municípios.
A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
► Avanço. Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “saúde é direito de todos e dever do Estado”. No período anterior à CF-88, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores, vinculados à Previdência Social – aproximadamente 30 milhões de pessoas com acesso aos serviços hospitalares – cabendo o atendimento aos demais cidadãos às entidades filantrópicas.
Não poderemos deixar de ressaltar que, o serviço da Previdência Social, através das suas agências, tem dispensado um atendimento bom e, no período em que estivemos na Ferrovia, Companhia Paulista de Estradas de Ferro, depois FEPASA, parte da nossa função foi de contatos com a Agência local, para dirimir dúvidas sobre documentação nos pedidos de aposentadorias pelos ferroviários da oficina local.
► Trens. Investimento na infraestrutura ferroviária resulta em aumento na carga transportada por trens. A ligação Leste-Oeste da “cruz” também começa a ganhar fama. Em abril, o Min. da lnfraestrutura realizou leilão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. Segmento importante para escoar a produção de minério de ferro da região e, que, em um futuro breve, também ajudará a potencializar o agronegócio baiano. Mais de 3 bilhões serão investidos neste trecho ao longo dos próximos anos, para uma operação que será integrada ao porto a ser instalado no sul da Bahia.
Simultaneamente, o Governo Federal segue na construção do trecho baiano entre Caetité e Barreiras, e busca opções para implantar o segmento entre Barreiras e busca opções para implantar o segmento entre Barreiras e Figueirópolis. Nesse ponto, ela se integrará à Ferrovia Norte-Sul.
► Investimento. Setembro Ferroviário: O novo marco das ferrovias autorizadas, imaginava-se acolher 7 (sete) pedidos com um montante de R$ 30 bilhões de investimento. Em 20 dias já foram 14 pedidos de novas ferrovias privadas com um montante de R$ 80 bilhões em obras no Brasil. Isso significa que são mais de 10 vezes o orçamento público do Ministério da Infraestrutura para investir por ano em portos, aeroportos, rodovias, trânsito e ferrovias.
É duas vezes superior a tudo que se investiu no setor nos últimos 20 anos. Todo esse investimento estava lá parado esperando por um gesto do Estado para se viabilizar por meio privado. E isso está acontecendo no Governo do Brasil. Um legado que vai durar por décadas. Definitivamente, é o Brasil nos trilhos, e mais: as notícias sobre o trabalho ferroviário caminham a passos largos, na esperança de que teremos notícias sobre trens de passageiros na nossa Região.