►Vacinas. Deduzimos que nunca é demais informar sobre as vacinas, porque se hoje você é um adulto saudável é porque lá trás, quando você era apenas um bebê ou uma criança, alguém cuidou para que você seguisse todo calendário vacinal em dia. O sucesso de uma campanha de vacinação não se vê apenas nos percentuais de vacinados, mas ao longo de toda vida. E nenhum outro medicamento fez tanto pela vida quanto a vacinação não se vê apenas nos percentuais de vacinados, mas ao longo de toda vida. E nenhum outro medicamento fez tanto pela vida quanto a vacinação nos últimos 200 anos. O Brasil foi sempre um exemplo mundial em campanhas de vacinação. Juntos enfrentamos e vencemos um surto severo de meningite.
►Bebês. Eliminamos a pólio e pudemos controlar a maioria das doenças que afetam principalmente os nossos bebês, crianças e aos mais vulneráveis. Depois da água potável foram as vacinas as mais responsáveis pela queda na mortalidade infantil e pelo aumento na expectativa de vida das populações. Mas para que elas possam agir, é preciso que mães, pais e cuidadores façam a sua parte. Nos últimos anos a adesão às campanhas de vacinação, vem caindo de forma preocupante.No ano passado, não atingimos a meta de vacinação para nenhuma das doenças cobertas pelo Programa Nacional de Imunização, através no SUS. Ainda dá tempo para virar esse jogo e proteger a saúde das nossas crianças, desde que essa seja uma tarefa de todos.
►Carteirinha. Além de vacinar seus bebês durante o nascimento, os dois primeiros meses, dois anos e até o final da carteirinha de vacinação, oriente seus familiares e amigos a imunizarem seus filhos e manterem a carteirinha sempre em dia. Não deixe que informações falsas se espalhem nos ambientes onde você frequenta e combata as notícias falsas. Quanto os pais ficarem conversando sobre notícias falsas, “diga muito obrigado pela informação” e se dirija imediatamente a um posto de saúde mais perto de sua casa e tire todas as dúvidas em relação ao assunto e acrescente outras dúvidas em relação a sua saúde e dos seus familiares. Uma época como esta que estamos enfrentando uma pandemia, a informação correta é o “melhor remédio”.
►Empresas. Quase sempre, existem comentários sobre as empresas que fabricam as vacinas contra o coronavírus. Fomos buscar algumas informações sobre essa dúvida relacionada a eficácia. Isto é, a importância da vacinação em todas a idades. A empresa Pfizer nos traz informações sobre a importância da vacinação em todas as idades. E inicia as informações assim: a importância da vacinação em todas as idades; quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e em outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação das doenças.Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
►Gotículas. A maioria das doenças que podem ser preservadas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois expele gotículas que contêm os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não tomaram vacina. Graças à vacinação tivemos uma queda drástica na incidência da doença que costumava matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, eles podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar. Então, pra que não tomar vacina?