IPVA
Parece que o novo governo paulista quer começar o ano de 2019 baixando algumas taxas a fim de amenizar um pouco o “bolso dos contribuintes”. Acaba de anunciar que o IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores – fica mais barato para os condutores. Não é benesse, não, isto é, tem motivo: é a desvalorização média de 3,34% no valor venal dos carros usados, conforme a tabela utilizada para calcular o imposto. A tabela foi divulgada juntamente com as datas de pagamento das parcelas do ano que vem (2019). O contribuinte pode fazer a consulta no site: www.imprensaoficial.com.br. As alíquotas do IPVA permanecem as mesmas.
Reforço
Como sempre ocorre nesta época de férias e fim e começo dos anos, a Praia Grande, local muito frequentado nesta época, terá reforço policial a fim de oferecer uma temporada de verão tranquila e segurança aos moradores e turistas/veranistas. Só que ninguém pode dar “bandeira”, como se diz na gíria, isto é, com joias e outros pertences que são atração aos marginais, longe dos olhos do policiamento. A policia terá 366 homens e mulheres na cidade. Guarda-vidas serão 112. Por parte da Polícia Civil, o reforço será feito com esquema especial. Mesmo assim, fiquem De Olho!
Pesquisa
Às portas de novos governos no País e nos Estados, vamos destacar o que está publicado na pesquisa CNI-Ibope no ultimo dia 13: mostra que 75% dos brasileiros – três em cada quatro – acreditam que o novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe estão no caminho certo em relação às decisões tomadas até o momento. De acordo com o estudo, 14% acham que Bolsonaro está no caminho errado e 11% não sabem ou não responderam à pergunta. Com relação às melhorias, o levantamento mostra que dois em cada três brasileiros acreditam que a situação econômica do país vai melhorar em 2019. Acreditemos!
Trem
Novo entrave atrasa plano de trem de passageiros para ligar região de Campinas a São Paulo. A notícia é ampla e está no site do Sindpaulista – Sindicato dos Ferroviários Paulista. Portanto, vamos detalhar os pontos principais da noticia: cidade que integra a primeira fase do projeto de implantação do Trem Intercidades, orçado em 5,4 bilhões de Reais, Americana, não comporta tráfego nacional e trens na linha ferroviária que corta o município. A informação que pode até significar um entrave no projeto é da concessionária Rumo, que administra o trecho ferroviário no interior paulista.
Anúncio
Sabemos que em meados do ano de 2017 tivemos o anuncio no mês de fevereiro daquele ano pelo então governador Geraldo Alckmin e foi encaminhado pelos principais candidatos ao Governo de São Paulo. Americana fica na linha de concessão, o chamado corredor de exportações que sai de Rondonópolis (MT) e segue até Santos, passando por cidades paulistas como São José do Rio Preto, Araraquara, Rio Claro e Campinas. Já o trecho entre Jundiaí e Campinas pode ter tráfego adicional, “desde que sejam devidamente conduzidos estudos específicos nesse sentido, mas não se chegou ainda a detalhamento”. Feliz Natal e próspero 2019 aos nossos leitores, companheiros(as) e familiares!