►Homenagem. Não podemos deixar de cumprimentar os integrantes da nossa Câmara Municipal, pela homenagem prestada no último dia 28 de junho ao saudoso vereador Octávio José Chiossi, mais conhecido e tratado pelos seus companheiros e amigos Tavinho Chiossi. Amigo e nosso ex-vizinho da Rua 1 centro. A família moradora na mesma rua entre as avenidas 14 e 16. Tenho a satisfação de constar também, nessa minha homenagem, pela amizade entre as famílias, já que morávamos na mesma rua entre as Avenidas 12 e 14. Nos nossos “bom dia e boa tarde”, principalmente, não deixávamos de trocar “bate-papo” diário com os pais, eles na área da residência e eu na calçada. Lembrança dos nossos bons tempos.
►Saudoso. Tavinho Chiossi, “Cidadão Emérito”, pessoa comunicativa, que cumpriu boa parte de sua vida com dedicação e amizade com todos que o admiravam não só, no setor de sua moradia como também, nas suas caminhadas, em interação com seus colegas e com a população e seus eleitores. Marcou e muito sua vida de dedicado parlamentar ao lado de seus familiares, e nos seus últimos dias de vida, passou por sofrimentos, quando de um acidente com seu carro que o deixou sem condições de continuar na a vida política e de uma amizade sincera e dedicada com todos: com a família, com seus companheiros, amigos e com todos nós que o admirávamos. Está ao lado do Nosso Senhor. Parabéns aos integrantes da edilidade rio-clarense. A lembrança e o nome do saudoso “Tavinho Chiossi”, será perpetuado na nova Escola Municipal do Jardim Novo 1.
►Vacinas. As últimas informações sobre vacinas contra o Covid-19, da “Notícia da CNN em São Paulo com data de 05/07/2021”: Mesmo com a vacinação em marcha e com a recuperação do PIB, o Brasil vive o seu pior momento na pandemia quando o assunto é desemprego. Os números divulgados na quarta-feira (30) pelo IBGE mostram que o recorde do desemprego registrado no trimestre entre janeiro e março, de 14,7%, manteve-se de fevereiro a abril. Trata-se do maior índice da série histórica em 2012, apesar da taxa assustar, pesquisadores do Ipea alertaram que a situação seria ainda pior se entrassem na conta as mais de 9 milhões de pessoas que saíram do mercado de trabalho durante a pandemia e desistiram de buscar uma recolocação.
►Desemprego. Neste episódio e do episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre os números do desemprego no Brasil, que se convertem em histórias mais por meio dos relatos de quem perdeu o emprego durante a pandemia e de que até desistiu de buscar um novo trabalho frente a gravidade da crise sanitária provocada pela Covid-19. Também, participam do episódio a pesquisadora Adriana Beringuy, responsável pela pesquisa do IBGE sobre emprego e a analista de economia da CNN Thais Herédia. Elas respondem porque a retomada da pandemia não está se convertendo em mais emprego e quais os caminhos e obstáculos para que isso aconteça.
►Encerrando. Só nos resta repetir o que estamos informando, a fim de encerrar os trabalhos desta Coluna em relação a pandemia e que ainda está “tirando o sono” da população de um modo geral. Embora já estamos constatando que a situação se não está da forma que esperávamos, porém, há em algumas cidades do nosso estado, certa tranquilidade em relação a doença. Nunca é demais ressaltar que só vamos entrar no período “perto da tranquilidade” quando setembro vier, sem tanta euforia e certezas. Continuemos lavando as mãos com sabão, periodicamente, uso rigoroso com a máscara e evitando aglomerações e, rogando a Deus proteção para todos nós. Até!