►Horto. Para conhecimento da população de Rio Claro e de demais comunidades da região e como associado da Associação Amigos do Horto Florestal “Navarro de Andrade” com a sigla AAMHOR foi fundada em agosto de 1999, numa época em que o Horto Florestal de Rio Claro foi destacado do edital de privatização da Fepasa. Esse importante patrimônio natural e cultural passou para a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A Diretoria então eleita desenvolveu várias ações, principalmente a SMA, culminando com a assinatura em 07/06/2002, do artigo 52002 do Decreto que transformou o Horto em Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” – FEENA, segundo o sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza.
►Diretoria. Em 30/10/2020, uma nova diretoria assumiu a gestão da AAMHOR nas várias gestões de diretoria a associação sempre pautou por seguir os objetivos destacando-se “os Artigos 191 e 193 e inciso XVIII do mesmo Artigo da Constituição Federal”, divulgar e fornecer informações a comunidade em geral e às entidades afins. Atualmente, a Floresta Estadual, considerado sempre o Horto pela comunidade rio-clarense, está sob a administração da Fundação Florestal, órgão da SMA, tendo como atual gestor o Eng. Rodrigo Campanha. A AAMHOR acompanha de perto as ações desenvolvidas dentro da FEENA.
►Informações. Importante informar também, que a associação que destacamos acima – a AAMHOR, voltará a fazer parte do Conselho Consultivo da FEENA no biênio 2021/2023 e espera a atual diretoria, em contar sempre com a colaboração dos seus associados(a), visando à conservação e proteção desse importante patrimônio ambiental e cultural de Rio Claro e lembrando que as reuniões da AAMHOR são públicas e abertas a participação mesmo não sendo sócio. Acompanhe sempre através desse informativo “DE OLHO” sobre as notícias que na medida em que novas determinações forem surgindo, daremos conhecimento sobre o nosso Horto Florestal, que deve ser visitado, e que denominamos como “pulmão da cidade”.
►Código. Precisamos sempre levar ao conhecimento da população sobre modificações e ou regulamentações que nos chegam através das autoridades, principalmente, quando há modificações e a população precisa saber e até ficar atentas e, desta vez, diz respeito as novas determinações sobre o trânsito através do Código de respectivo. As modificações mexem diretamente com o cotidiano dos motoristas, com temas polêmicos, como limite de pontuação da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, tráfego urbano, utilização dos faróis em rodovias e desconto em multas. São várias alterações que o condutor de veículos precisa saber. Portanto, é indispensável a atenção que precisa ser observada pelos proprietários de veículos, de quatro e duas rodas e devem procurar o escritório respectivo onde faz o devido licenciamento. Há casos que pode dar até prisão ao infrator.
►Lançamento. O nosso Diário do Rio Claro, publicou na página 7 do último domingo (11) e com grande destaque, lembrando os 50 anos do lançamento da primeira cerveja em lata do Brasil a Skol. Acontecimento importante e que até os dias de hoje, quando degustamos e ou falamos sobre o produto em outras cidades que visitamos, comentamos com os presentes sobre o lançamento do produto. Temos orgulho e não nos esquecemos de dizer: “essa latinha com o produto foi a primeira lançada no Brasil e na minha cidade: Rio Claro-SP”. Orgulho-me também em comentar que, quando do lançamento, recebemos o convite do amigo e gerente da Skol-Caracu na época, Arnaldo Pecini, hoje imobiliário. lá estivemos em companhia dos saudosos companheiros da Rádio Clube, Mauro Martins Coelho e Ribeiro Mancuso, onde iniciamos a nossa carreira de radialista.