Ferrovia
Destacamos hoje dando uma geral (atualizados no dia 06 deste mês) sobre o transporte ferroviário no Brasil que possui uma rede de 30.129 quilômetros de extensão, dos quais 1.121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em quatro tipos de bitolas. São 4.057 quilômetros em bitola larga que a de 1,6 metro, outros 202,4 quilômetros em bitola padrão/internacional, que é a de 1.435 metros, mais 23.489 quilômetros em bitola métrica que possui um metro e também 396 quilômetros em bitola mista. Além dessas, existem bitolas de 0,6 e 0,763 metros em trechos turísticos.
Trens
Infelizmente, é a lembrança, a saudade dos trens de passageiros que por enquanto não temos mais e que sempre foi um transporte importante. Estamos curtindo uma expectativa de que um dia, quem sabe, esse transporte poderá voltar, com o trecho do sempre lembrado Intercidades, por enquanto só na expectativa de que possa chegar até a Cidade Azul.
Os trens ocupam um papel importante no cotidiano e as pessoas os utilizam para se deslocar e, principalmente, para chegar aos seus locais de trabalho em muitos setores do nosso país. Nos lembramos quando tínhamos os trens de passageiros e os viajantes contumazes, se deslocavam periodicamente com a “saudosa carteira quilométrica”.
Ligações
Saibam que o país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai e chegou a possuir 34.207 quilômetros, porém, crises econômicas e a falta de investimentos em modernizações, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público. Aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que fosse arrancada. A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira econômica e segura) aos crescentes centros urbanos e portos do país toda produção agrícola e de minério produzida, principalmente, no interior brasileiro.
Expansão
O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do território nacional através desse meio de transporte. Além das ferrovias em São Paulo, outras ferrovias importantes que surgiram nessa época se destacam a Estrada de Ferro Vitória a Minas em 1.903, a Ferrovia Madeira-Mamoré em 1912 e a expansão no sul com a ligação entre Mafra, Corupá, Rio Negro e São Francisco do Sul, que conectaram Curitiba e os portos de São Francisco e Paranaguá já em 1917. A ligação entre Ourinhos e Londrina acontece em 1935 chegando em Apucarana em 1942. Em seguida, comentaremos sobre os trens no Nordeste.
Nordeste
Para concluir por hoje as importantes histórias sobre nossas ferrovias vamos para o Nordeste. As principais ligações vieram do Ceará através da Estrada de Ferro de Sobral que iniciou a ligação de Fortaleza e sobral em 1879 concluída em 1.882. Em Pernambuco além da primeira ligação de Recife ao Cabo pela E.F. Recife ao São Francisco, foi aberta a ligação entre Recife e Paudalho em 1881.Vinte anos depois a Great Western assumiria a ligação de Recife ao Cabo. No restante do País muitas empresas ferroviárias tenham sido criadas nas duas décadas da primeira expansão brasileira, as ferrovias mais importantes foram feitas apenas na primeira metade do século xx.