Trem
Mais uma vez vamos levar ao conhecimento dos nossos leitores, de modo especial aos ferroviários aposentados e a comunidade em geral, sobre as recentes informações sobre o transporte ferroviário com trens de passageiros em nosso país e aguardando a definição do próximo trem que deverá trafegar entre São Paulo e Americana. Se já saiu do papel em que ponto estamos, até que conheceremos a primeira viagem.
Em mais essa informação que vamos destacar hoje, daremos conhecimento sobre alguns trens de passageiros como, por exemplo, que ainda restam no Brasil, conforme levantamento realizado pelo paulistano Renato Lobo, Técnico em Transporte.
Viagens
É muito comum ouvirmos informações de pessoas que viajaram para a Europa, por exemplo, relatarem o deslocamento regional por meio de trem de passageiros. O Brasil já teve ligações ferroviárias entre as cidades, como por exemplo, entre São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, no final do século 20, muitas linhas foram suprimidas.
Mas o Brasil conta ainda com algumas ligações, entre elas ferrovias que interligam estados em que é possível viajar de trem. A ligação ferroviária que interliga a região metropolitana de Vitória no Espírito Santo a Belo Horizonte como já destacamos recentemente, que teve início no final do século XIX. Trata-se de um único trem de passageiros de longa distância no Brasil.
Exportação
A ferrovia que corta a Serra do Mar Paranaense conecta a Capital do Paraná ao Litoral e circula desde a inauguração da ferrovia em 1885, quando nasceu para exportação da erva-mate e madeira. O trecho é de 75 km, sendo de três a quatro horas de viagem e quatro estações.
O trajeto é pela maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil, com a vegetação típica da região como bromélias amarelas e vermelhas, brincos-de-princesa e manacás. O trem ainda margeia as águas turvas do Rio Ipiranga e passa pela ponte São João que tem 112 metros de comprimento.
Carajás
A estrada de Ferro Carajás (EF 315), também conhecida pela sigla EFC, é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, em bitola larga, é operada pela mantenedora Vale S/A. Passa pelos estados do Maranhão e Pará, ligando o Porto do Itaqui no município de São Luís (MA) a Marabá e Parauapebas (PA).
O mais longo percurso de trem de passageiros do Brasil e leva 16 horas. Os maiores trens do mundo trafegam na Estrada de Ferro Carajás. A maioria das composições chega a ter 330 vagões, puxados por três locomotivas, proporcionando o transporte de passageiros e cargas. Como combustível os trens usam o B20 – mistura de 20% de biodiesel vegetal com 80% de diesel diminuindo consideravelmente a emissão de CO2.
Música
Minas Gerais tem composição ferroviária (trem) com música ao vivo. É o Trem das Águas que parte da Estação Central da cidade de São Lourenço rumo à Soledade de Minas, o que dá um total de 20 quilômetros de passeio de trem. Com duração total de aproximadamente duas horas, com opção de viagem é pura diversão em uma autêntica locomotiva a vapor com violeiros cantando músicas populares a bordo.
No desembarque, é possível conferir uma feirinha de artesanato e saborear alguns quitutes da região. E para quem quer desfrutar de um passeio em um ambiente aconchegante e com variados petiscos no bar da estação e apreciarem a tradicional cachaça mineira. Ótimas opções para passear de trem, depois da pandemia.
De olho!