Vacina
Podemos começar a nossa coluna de hoje com notícia sobre o coronavirus, embora, não sabemos se devemos ter ainda neste ano a informação que captamos pela Internet, com crédito para a Folha de São Paulo. Já foi realizado o primeiro teste da primeira vacina contra o coronavirus.
Os testes são feitos pela empresa romana de tecnologia Takis e acontecem nos laboratórios de virologia do Instituto Lazzaro Spallanzani, referência em doenças infecciosas na Itália. Os resultados obtidos até agora são encorajadores e muito além das expectativas. Após uma única dose, os ratos desenvolveram anticorpos que podem bloquear a infecção do vírus Sars-Cov-2.
Estudo
Já havíamos constatado a quantidade de anticorpos induzida, agora vimos que os anticorpos conseguem bloquear o vírus. O estudo começou com cinco candidatas a vacina das quais duas obtiveram resultados melhores. O próximo passo é entender quanto tempo dura a resposta imunológica, acrescentou o estudo.
Todas as candidatas se baseiam em uma tecnologia chamada eletroporação, que consiste em um impulso elétrico no músculo para aumentar a permeabilidade das membranas celulares. Elas foram obtidas a partir de materiais genéticos correspondentes a diferentes partes da proteína “spike”, que o vírus utiliza para agredir as celulas a se multiplicarem.
Pandemia
A expectativa é que os testes em humanos comecem no segundo semestre de 2020. A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavirus, com 219,7 mil casos e 28,9 mil mortes.
Portanto, a vacina italiana bloqueia o coronavírus em ratos. Substância inoculada nos animais conseguiu produzir anticorpos capazes de neutralizar o Sars-Cov-2, reforçando: testes em humanos começam no segundo semestre.
Portanto, parece que estamos agora, definitivamente, recebendo esta notícia da vacina, embora é bom comentar mais uma vez, que até a chegada da vacina, teremos que lamentar novos casos graves da doença, que ainda estamos registrando.
Trem
A vida continua e teremos outros assuntos e que também interessam muito para uma comunidade que aguarda ansiosamente, outras notícias que, de quando em vez, os nossos leitores, perguntam: em que pé está a notícia sobre novos trens de que o governo de São Paulo tem informado, principalmente, sobre o trem intercidades que deverá ter um trajeto ainda pequeno, isto é, de Jundiaí até a cidade de Americana e com expectativas dos rio-clarenses para que as composições posam vir até Rio Claro, mas que infelizmente dificilmente vamos ver.
Algumas notícias sobre o assunto tem chegado e quando isso acontece não nos esquecemos de registrar. O que acabamos de receber sobre o assunto, diz respeito ao Trem Bala: os governos estão informando que ainda deverá demorar pelo menos um ano para o seu início e, com isso, parece que o governo está colocando o “carro à frente dos bois”. Nem começou um projeto da pauta e já está informando sobre outro e muito mais complicado.
Leilão
De acordo com o governo e a ANTT, o edital do primeiro leilão do trem-bala, deve ser divulgado nos próximos dias, cuja iniciativa começou no dia 05 de março deste ano e o primeiro trajeto compreende: de São Paulo ao Rio de Janeiro. O modelo do projeto prevê a realização de dois leilões.
O primeiro para contratar a empresa que vai fornecer a tecnologia do trem-bala e operá-lo. O segundo escolhe as empresas que vão construir a infraestrutura para a passagem do trem (estações etc). Como se trata de uma iniciativa arrojada, muitos de nós não vamos ver o trem-bala passar. O tempo dirá.