Política
Depois das eleições, agora começa a corrida pelo novo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a fim de nomear seus ministros e começar a luta dos quatro anos de administração a partir de janeiro/2019. O novo presidente do Brasil foi eleito, puxando consigo uma onda conservadora que conquistou dezenas de vagas no Congresso Nacional e lhe atraiu o apoio de três grandes bancadas parlamentares-ruralistas evangélicas e da segurança publica, também chamadas de “BBB” (boi, bíblia e bala). Repercutiu positivamente a indicação do Juiz Sérgio Moro para ministro da Justiça.
Resultado
Segundo os analistas políticos, esse resultado deve garantir, ao menos no inicio do mandato, maioria para aprovar os projetos de interesse do governo que acompanham de perto o Parlamento Brasileiro. A Câmara é formada por 513 deputados e o Senado por 81 parlamentares. Grande parte das matérias exige maioria simples para aprovação – metade dos votantes mais um, estando em atividade metade mais um, isto é, contando ao menos com 257 deputados, no caso da Câmara, e 41 senadores, no caso do Senado.
Apoio
Mas alterações na Constituição demandam apoio de três quintos das duas casas (308 votos e 49 votos, respectivamente). Projetos de Lei complementares, por exemplo, exigem maioria absoluta: 257 dos 513 deputados e 41 dos 81 senadores. Fizemos até aqui um esboço como o novo presidente do Brasil, Jair M. Bolsonaro, deve governar, contando com a participação do Congresso Nacional, principalmente. Concluindo, o que esperar do Brasil do futuro? Hoje, a maioria dos Brasileiros não espera mais um futuro promissor para o nosso Brasil, a crise de corrupção se instalou em diversos setores políticos e parece não ter data para acabar. O Novo presidente nos dá esperança de um bom governo, e que assim seja!
Governador
Vamos conhecer o novo governador do Estado de São Paulo. Quem é João Doria: em dois anos acelerados, o empresário João Doria (PSDB) virou prefeito da maior capital do país, tentou ser candidato a presidente e renunciou a prefeitura para disputar a vaga de governador paulista. Ao vencer com 51% dos votos, se firma como principal herdeiro do espólio de um PSDB arrasado. Doria fez careira no setor privado e se tornou conhecido pala atuação no Lide (Grupo de líderes Empresariais), uma organização com mais de 1.700 associados que promove encontro com líderes empresariais e políticos. Fez fama também como apresentador de televisão. Na Record, comandou o reality show o Aprendiz na temporada de 2010 a 2011.
Patrimônio
Empresário casado com a artista plástica Bia Doria, com quem tem três filhos. O paulistano declarou ter patrimônio de R$ 189 milhões ao registrar sua candidatura, em agosto. Em 2016, em sua estreia na política, o empresário saiu vencedor já na primeira fase da eleição. Fato que não acontecia desde 1988. Evidentemente que nós, paulistas, desejamos para que João Doria, nosso ex- colega de TV, agora governador de São Paulo, dispense a devida atenção à categoria dos professores e a continuidade ao projeto para a volta da ferrovia de passageiros. Estamos de Olho!
Por Moacir Martins