Trem
Na segunda-feira, do dia 26 do ano passado (2019), consta do relatório final pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) o edital do trem-bala, divulgado pelo governo federal, estabelecendo o final de junho deste ano como prazo máximo para conclusão das obras do projeto, com as contribuições feitas durante as audiências públicas que debateram projeto e as respectivas respostas dadas pela agência.
De acordo com a ANTT, “integralidade da infraestrutura do trajeto Rio de Janeiro-Campinas foi entregue no dia 30 de janeiro do ano passado, prazo que admitia tolerância de até 12 meses para que a concessionária realize o trem bala e seus trabalhos. Informamos que o governo adiou mais uma vez a publicação do edital.
Adiamento
Vale lembrar que o governo adiou mais uma vez publicação de edital do trem-bala e eleva estimativa e custo para 35,65 bilhões de reais. Isso significa que o governo vai tolerar atraso de até um ano na conclusão da obra, ou seja, até 30 de junho deste ano, terminada as obras, o operador do trem-bala ainda tem um prazo para fazer testes antes que o veículo entre em operação, o que o governo espera que aconteça até o segundo semestre deste ano. Até então, o governo divulgava que trabalhava com a previsão do término das obras em 2019. O novo trem vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leilão
A Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT informa que o edital do primeiro leilão do trem-bala deve ser divulgado nos próximos dias e está previsto para ocorrer 8 meses dessa publicação. O modelo do projeto prevê a realização de dois leilões. O primeiro para contratar a empresa que vai fornecer a tecnologia do trem-bala e operá-lo.
O segundo escolhe as empresas que vão construir a infraestrutura para a passagem do trem (estações, etc.). Vence este primeiro leilão a empresa que apresentar melhor relação entre valor da outorga (paga ao governo para ter direito a exploração do serviço) e custo de construção do trem-bala (incluindo a tecnologia aplicada e a infraestrutura).
Intercidades parece que agora sai o trecho ferroviário do Trem de passageiros Intercidades decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União em seção plenária realizada no final do mês passado, com aval publicado no dia 05 deste mês.
O TCU aprovou a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista da Rumo, concessionária de carga que possui o direito de explorar o eixo de Jundiai e Americana. Trata-se de parte importante do trajeto do trem regional em projeto pelo governo do estado. Na nossa opinião, fica definido o referido trecho – São Paulo a Americana, sem qualquer alusão para que o trecho da ferrovia possa se estender até Rio Claro.
Distância
A interessante e aplaudida decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União, com a participação importante da empresa Rumo com suas composições no Trem Intercidades até a cidade de Americana. A população de Rio Claro até que poderia participar dessa tão almejada iniciativa e explica-se: a nossa Rio Claro – Cidade Azul, com um pouco mais de 200 mil habitantes, Americana que está distante de Rio Claro em apenas 58km, não seria tão difícil conseguir que a nova ferrovia se estendesse até aqui mas, para isso, vai precisar de um trabalho urgente pelas nossas autoridades: Prefeito, OAB-Rio Claro, Vereadores, e Clubes de Serviço, entidades Ferroviárias e toda mídia. Estaremos De Olho!