Rodovias
Historicamente, o Brasil optou por não investir em transporte ferroviário para concentrar todos os seus esforços e recursos em rodovias. Um grande erro, já que, o transporte sobre trilhos é claramente mais vantajoso, pois polui menos, é mais seguro e mais barato. Porém, de uns anos para cá o país passou a aproveitar melhor suas ferrovias e alguns estados passaram a investir neste setor, como Goiás que está prestes a inaugurar um novo trem turístico que planeja passar por 14 municípios goianos. O programa feito em parceria com o Ministério de Turismo, Governo Estadual, Iphan E Sebrae, tem como objetivo revitalizar a Região da Estrada de Ferro.
Desativados
Os trens de passageiros foram desativados na década de 1980. Até agora 7 das 14 estações, que integrarão o projeto já começaram a ser renovadas, recebendo feiras de artesanato e culinária local. O circuito passará por Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutai, Silvania, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis. Algumas cidades já começaram a se preparar para receber os visitantes. Como Silvania, a 84 km da capital, que já restaurou a antiga estação ferroviária, hotéis fazenda e um centro de atendimento ao turista. De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto irá resgatar a história da região, estimular o turismo e promover novos atrativos culturais para o estado. E aqui, “Berço da Ferrovia” nada?
Histórias
Não é a primeira vez que a minha coluna revive tudo o que vem ocorrendo com as ferrovias no Brasil, menos no nosso estado que se coloca como um dos mais ricos da Federação e, no entanto, estamos longe daqueles estados que estão cuidando e muito bem das suas ferrovias, algumas até sendo recuperadas, outras reativadas, como registramos acima, e vamos continuar com esse trabalho, a fim de alertar os nossos governantes para pensar e trabalhar para a volta dos trens de passageiros para nosso estado. Aproveitamos mais uma vez, já que, estamos no assunto, relembrar sobre a volta dos trens no nosso trecho e que falam os governantes, mas, de positivo ainda nada!
Policiamento
Em época de maior movimento de veículos na área urbana e nas estradas, o policiamento é mais ostensivo e assim mesmo, existem muitos abusos em locais aonde o policiamento não tem como estar em todos os pontos da estrada e na área urbana, precisaria ter um contingente de policiais maior numa época como esta, por exemplo, na “Folia de Momo”. A Polícia Militar, atualmente, realiza a décima edição da Operação Interior Mais Seguro. A iniciativa conta com equipes da PM distribuídas em mais de 1,3 mil pontos em todo Estado, além de 5.689 viaturas. A operação já está em plena atividade desde a última segunda-feira, dia 17.
Ações
A iniciativa tem a mobilização de 12.346 policiais militares com o emprego de 5.689 viaturas e onze helicópteros, distribuídos em 1.359 pontos. As equipes atuam em locais estratégicos nas áreas rurais. Além do policiamento preventivo, os policiais também atuam com foco em receber das comunidades mais informações que apontem melhorias da segurança local, bem como, terão agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária. Resta-nos levar aos nossos leitores, para que neste Carnaval, fiquem atentos com seus filhos, acompanhando-os, orientando-os, já que a cada ano, principalmente, aumenta a preocupação dos pais. O Carnaval é agitação, facilidade para exageros. “Caldo de galinha e moderação” não fazem mal a ninguém!