Bombeiros
Uma das atividades da unidade do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, naturalmente faz parte do currículo de atendimento das demais unidades em todo país, tem sido o socorro às vitimas de acidentes no trânsito, em grande parte, como também o socorro às complicações domésticas, dando como exemplo os problemas com crianças, geralmente em engasgamento na amamentação.
Certamente, a mãe que por qualquer motivo, ao amamentar, se vê em apuros quando a criança engasga com o leite. O que fazer: ligar no nº 193 (emergência) e não dá outra: por telefone, o soldado atendente explica os métodos e evita maiores consequências. Não temos estatística desse problema, mas, até que poderíamos obter. Por ora, parabéns!
Unidade
Para que não percamos a oportunidade, nos vem à lembrança, e lá se vão muitos anos da primeira vez quando ouvimos falar que; uma das Administrações Municipais teria até destinado uma área nas proximidades do aeroporto, não sabemos se ainda consta, ou melhor, se ainda existe a liberação do terreno destinado para essa iniciativa, já que a unidade que fica do lado norte da cidade, em decorrência do aumento considerado no nosso trânsito, há, no nosso entendimento, certa dificuldade para atender ocorrências. Devemos salientar, como já informamos, foram promessas anteriores para essa importante providência!
Trem
Não percamos mais essa oportunidade de tecer considerações sobre a falta de trens de passageiros neste país. Só não tem no Estado de São Paulo, onde só nos chegam promessas, principalmente sobre um novo trecho que deverá ser reativado de Campinas a Americana, com informações não confirmadas que deverá se estender até Rio Claro.
Para bem informar nossos leitores (as), não nos furtamos na busca de informações sobre o assunto, já que como ferroviário aposentado, procuramos sempre e hoje tem mais: A Vale, importante empresa que iniciou com ferrovia no transporte de minérios, hoje administra trens de passageiros.
Site
No trabalho de busca que fazemos sempre, descobrimos um site sobre um trem de passageiros luxuoso com carros (popularmente dizem vagões, mas, para nós, são carros de passageiros) até com câmera de TV importada da Noruega. Trata-se de um trem da empresa Vale do Rio Doce, no trecho de Vitória a Belo Horizonte, com preços das passagens: de R$ 24,00 – econômico e R$ 40,00 – executivo.
Sai de Cariacica, na grande Vitória, às 7h00, e chega a Belo Horizonte às 20h10; na volta, no horário das 7h30 às 20h30, acoplado com carro restaurante e mais nove carros de passageiros. O Governo Federal está concluindo a Norte Sul. Por hoje, é isso.