Amigos
Se existe alguém que nos considerou quando da nossa passagem pelo Rádio e TV de Rio Claro, dentre muitos amigos que granjeei o destaque da Coluna, se chama: Ronei Grella, um dos ex-funcionários da Secretaria de Turismo na gestão do prefeito Du Altimari. Grella, hoje mais esbelto, nos manda a sua história de uma nova vida na Ireland (República da Irlanda) e nos conta como se vive naquele país. Tenho saudade dos períodos que antecediam o Natal, com a importante iniciativa do amigo e que passo a relatar…
Convite
Ronei teve a feliz ideia de formar um grupo com membros da Imprensa e fomos um deles. Os moradores e empresários que atendiam a comunicação da Secretaria de Turismo, para que se interessasse em montar na sua propriedade com enfeites de Natal, comunicavam a secretaria e na semana que antecedia a festa natalina, íamos nós para julgamento. Reuníamos em seguida e escolhíamos o enfeite mais sugestivo e atraente. Lembro-me que o morador de uma das residências teve a satisfação ao receber um aparelho de TV. Infelizmente, talvez por falta de incentivo, a iniciativa ficou na saudade e isso já não nos pertence mais, uma pena! Ao final da longa e sugestiva história Ronei Grela, concluí: “nos veremos em breve! Amo vocês”.
Política
O assunto do momento não é outro, com o final do ciclo eleitoral, mesclado com os resultados do futebol, com a Copa do Brasil, Brasileirão e outros confrontos. Essência dos assuntos não deixa de serem as eleições, que estão nos seus finalmentes. Não poderíamos deixar de buscar com os analistas e experts no contexto político com suas opiniões. Mariana Schreiber, da BBC News Brasil da capital Federal, começa sua análise com o seguinte comentário: “a constituição Federal, comemorando 30 anos é generosa demais?”. Um dos problemas que alimentam esse questionamento e que será enfrentado pelo próximo presidente, é o desequilíbrio nas contas públicas.
Resultados
Após quatro anos de resultados negativos, diz ela, a expectativa média de Instituições financeiras, consultadas pelo Ministério da Fazenda é que o governo federal fechará 2018 com rombo na casa dos 150 bilhões de reais – e 2019, com mais de 124 bilhões de reais. Diante desse quadro, há quem acuse o texto constitucional de ser generoso demais ao fixar direitos e gastos socias. De fato, a Constituição Cidadã é a décima do mundo em previsão de direitos, são 79, segundo o (Comparative Constitutions projetic), projeto coordenado por professores de universidades americanas.
Vencedor
“seja quem for o vencedor a possibilidade de mudança muito significativa no Brasil é remota, especialmente no contexto que o novo presidente irá enfrentar”, observa o cientista político Matthew Taylor, professor da American University, em Washington. “É provável que quem vencer esta Eleição enfrente dificuldades em trabalhar com o Congresso.” Segundo Taylor, nesse cenário, as promessas de mudanças de ambos os candidatos serão difíceis de cumprir, principalmente, nos setores que mais preocupam os eleitores brasileiros, como corrupção, segurança, saúde e emprego. Finalmente, esse nosso Brasil precisa mudar, mudança radical. Estamos de olho!
Por Moacir Martins