Trem
Não podemos deixar de informar a cada intervenção, na busca de novas notícias, ou melhor, atualizadas, sobre o trem intercidades que, a cada capítulo dessa “novela”, surgem fatos recentes e, no último dia 31 de outubro, o Sindpaulista – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias paulistas informou mais essa notícia. “Trem intercidades só é viável até Campinas, afirma a empresa Rumo”.
A implantação de mais uma nova linha de trem de passageiros, continua a notícia da empresa: a malha ferroviária já existente só é viável entre Campinas e Jundiaí. A Rumo Logística, empresa que detém a concessão dos trilhos. O plano do governo estadual anunciado em 2012 é levar o trem intercidades de São Paulo a Americana.
Projeto
Serão 135 quilômetros do trajeto, que seria o primeiro trecho do projeto por meio de parceria com a iniciativa privada. A Rumo estudou onde seria viável um trem intercidades e a conclusão é de que o trecho será viável entre Campinas e Jundiaí, informou a empresa em nota.
O Jornal Liberal, da cidade de Jundiaí, apurou que ao menos 20 trens passam diariamente por Americana. Especialista considera o trecho saturado. A Rumo ignorou a pergunta sobre o assunto, está na nota. O governo do Estado diz que ainda não é possível afirmar que os trilhos de Americana estejam saturados e afirmou que isso está em estudo.
Governo
As informações do Estado e da Rumo são divergentes. O Estado informou, em nota, que o Governo e a Rumo estudam a implantação do primeiro trecho do Trem Intercidades entre São Paulo e Americana. Já a Rumo diz: “está em análise e só o trecho Campinas-Jundiaí”.
A nota do Estado afirma ainda que o governo e a Rumo analisam a possibilidade de prolongamento da linha 7-Rubi, que hoje transporta passageiros de Jundiaí a Campinas, usando os trilhos já existentes “para atender mais rapidamente a população”. Em fevereiro (está na nota da Rumo), o então governador Geraldo Alckmin (PMDB) anunciou o lançamento de um estudo para checar se é possível que o trem intercidades use os trilhos já existentes.
Reportagem
No último dia 27, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem na qual cita que Americana não iria suportar tráfego adicional de trens e atribui a informação à Rumo. A reportagem, então, questiona a Rumo se Americana suporta ou não mais trens. A empresa ignorou a pergunta sobre a saturação do tráfego na cidade, assim como o governo do Estado fez em sua nota.
Portanto, informamos, praticamente na íntegra, mais alguns detalhes que foram publicados no ultimo dia 31/10 pelo Sindicato dos Ferroviários, com sede em Campinas. Entidade de Classe que acompanha desde as primeiras informações sobre o Trem Intercidades e que aguarda notícia em relação ao retorno do transporte ferroviário até a Cidade Azul, pelo menos até aqui, fica a expectativa!
Oficina
Lá se vão quase dois anos ou mais que assinaturas foram para o papel, com informações do dispêndio financeiro e tudo, sobre a mudança da oficina ferroviária do Centro de Rio Claro com informações até com as cifras que seriam despendidas a fim de concretizar a sua mudança para o Jardim Guanabara, onde existe uma estação com a passagem de composições com vagões de carga.
Nada mais aventado, ou pelo “montão” de dinheiro e sobre as dificuldades para concretizar o serviço. Não digamos que essa tarefa seja impossível, porém, muito fácil não é, estivemos lá. Como se fala muito em estudos, talvez a importante empresa Rumo já esteja no contexto!