Trem
O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou que o projeto de Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas, poderá ser levado para o Aeroporto Internacional de Viracopos, de acordo com publicação pela imprensa, destaque para o jornal Correio Popular – São Paulo. As declarações foram dadas na abertura do Fórum RAC de 2019, mas sem prazos corretos para construções. Garcia disse também que o governo estadual finalizou todos os estudos e levantamentos de viabilidade técnica e que medidas do governo federal devem viabilizar o trem de passageiros.
Contrato
A União deve estabelecer contrato à obrigatoriedade do compartilhamento das vias para o Governo do Estado de São Paulo para efeito de transporte de passageiros, declarou. Sobre a ligação até o Aeroporto, Garcia diz que a medida deve melhorar o tráfego de veículos na Rodovia Santos Dumont (SP-075), que liga Campinas às cidades de Indaiatuba, Salto e Itu. Segundo o vice-governador, a via se transformou numa avenida por ser o principal acesso ao aeroporto. Portanto, podemos informar que a cada notícia sobre a volta dos primeiros trens de passageiros, a situação ainda não está bem clara.
Americana
Pelo visto, a primeira notícia que obtivemos sobre a possível volta dos trens, e que tem sido a esperança daqueles que ansiosamente aguardam o trecho de Campinas à Americana e, possivelmente, no futuro, o trecho poderá alcançar a cidade de Rio Claro, com esperança para tal, muito remota, principalmente para quem está no contexto, isto é, ex-ferrovários, atualmente aposentados, mas que ainda têm ligações, através de sindicatos de classe e que até poderiam dar suas opiniões abalizadas a respeito. Porém, a volta dos trens, para alguns, a situação ainda não está muito clara, com o retorno dos trens no nosso estado. A frase é esta: “Quem viver, verá”.
Turismo
Não é novidade para muitos que trem turístico em nosso estado, e trens de carga em vários estados, composições existem, e muitas, para o transporte de grãos, principalmente. Oriundos de outros estados, onde a agricultura de soja e outros produtos são muito grandes. Trens Turísticos, com aproveitamento de leito ferroviário de passageiros desativados.
Recentemente, estivemos numa cidade de Minas Gerais de nome Passa Quatro, com pouco mais de 15 mil habitantes. Existe lá um trem turístico, da antiga Leopoldina, com suas estações e composições conservadas e que o turista aproveita bastante, com os carros de passageiros lotados. Pergunta-se: por que a Cidade Azul não tem?