Trabalho
É comum nos dias de hoje ouvirmos que saem do Brasil muitos jovens, principalmente para procurar uma vida melhor, especialmente para o trabalho nos Estados Unidos e na Europa. Não temos um levantamento oficial de quantos brasileiros já saíram daqui para tentar a sorte. Muitos que conseguem contatos com parentes ou amigos, que já saíram do Brasil para trabalhar lá fora, iniciam contatos e resolvem arrumar as malas e dizem: “tchau para quem fica” e lá vão eles, com a promessa de manter contatos com os seus entes queridos, assim que chegarem e iniciarem uma nova vida.
Início
Sabemos que o início de qualquer pessoa que deixa o seu país para tentar uma melhora de vida financeira não é muito fácil, embora esperam por ajuda de amigos e ou parentes a fim de conseguirem: primeiro o local onde morar e depois começar no trabalho. É comum ouvimos de familiares que se despediram dos seus filhos(as) que estão muito bem, não tiveram problemas no trabalho e que saíram daqui preparados para o contato com a nova cultura. Conhecemos alguns casos e até com pessoas da família, que hoje estão muito bem nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Portugal
Estrangeiros, principalmente em Portugal, colaboram e muito para a crise da moradia no país. A chegada de estrangeiros, com destaque aos brasileiros, procurando residência, sobretudo em Lisboa, já é apontada como um dos fatores que colabora para a “crise” do mercado imobiliário (falta de moradias). Além da alta do turismo, que está transformando diversos imóveis em locais de estadia temporária (estilo Airbnb – viajar é uma das melhores coisas da vida – muita procura e pouca oferta fazem os preços dos aluguéis dispararem). “Está difícil encontrar casas a preços acessíveis. Além disso, para brasileiros, muitas vezes os locadores exigem 12 aluguéis adiantados”.
Tratamento
Como exemplo, um dos brasileiros que adotou Portugal, de nome Danilo, 29 anos, produtor cultural, adotou Portugal como novo lar há dois anos e diz ter sido sempre tratado com muita cortesia. Contudo, teve muita dificuldade em alugar um apartamento por ser “zuca” (que ou quem bebeu demasiado), “só de falar ao telefone pedindo informação, percebiam o meu sotaque e diziam que o lugar já tinha sido alugado”, e disse que teve a dona de uma casa que, no dia de assinar o contrato, quando viu que eu era brasileiro, pediu seis aluguéis adiantados de caução, em vez de dois. Ele não tinha todo esse dinheiro e não fez negocio, diz. Portanto, aqueles que hoje estão propensos a sair do Brasil precisam atentar por esses detalhes.
Burocracia
Outro problema de sair do Brasil para conseguir melhoria de vida, principalmente em se tratando de trabalho, já que aqui a situação ainda não está de “bom tamanho”, em Portugal existe outro problema que diz respeito à burocracia. Inicialmente, um casal entrou na Europa como turista, mas depois decidiu ficar por lá e buscar trabalho remunerado. “Para conseguir a residência, há um processo que chegava a levar dois anos esperando a marcação da entrevista”. Foi depois de ter filha em Portugal que ela correu atrás de regularizar a situação e conseguiu residência só este ano. Desejamos boa sorte para você que está decidido a deixar o nosso País! De olho, hein!