►Basquete. Numa das últimas edições da minha Coluna, relembro sobre algumas das providências que deveriam ser reiniciadas pela Administração Municipal. Dentre elas, lembramos do nosso Basquete que tanto sucesso e glórias conquistou para Rio Claro e, que deveriam retornar para satisfação dos adeptos do chamado “esporte da cesta”. A cada disputa oficial, o Ginásio de Esportes “Felipe Karam” recebia um público entusiasta e que completava toda disponibilidade das arquibancadas. Ginásio lotado com adeptos do esporte e que recebia um grupo de torcedores “em família”. O primeiro passo sobre a volta já foi anunciado pelo “Centenário”. Vasta matéria com detalhes, foi publicado na edição do último 17/06.
►Detalhes. Dentre as informações, já se oficiou a contratação do treinador que estaria à disposição a fim de iniciar sobre as contratações para dar início com a primeira disputa, isto é, o certame estadual com início no mês de julho vindouro. Até que possamos saber sobre novos detalhes e que será anunciado posteriormente, ficamos agora na expectativa sobre datas das primeiras disputas, com a reabertura do ginásio, após as providências de praxe pela Federação Paulista da modalidade. Sem dúvida desde já o público já estaria “esfregando as mãos” e falando; o nosso basquete está voltando e espera-se pelas tabelas dos jogos com suas respectivas datas dos jogos na “Cidade Azul”. Parabéns Administração Municipal e autoridades que estarão na tão aguardada iniciativa.
►Vacinas. A situação da pandemia do oronavírus, não está nada tranquila em relação aos problemas, tanto nos casos mais graves, casos de óbitos e, portanto, não devemos sair fora das precauções, como uso de máscaras e lavar as mãos periodicamente, nunca esquecer em usar o álcool em gel, principalmente. Segundo se comenta (não temos informações oficiais) mas, em algumas comunidades a situação estaria sob controle e próximas a nossa região, porém, na dúvida, vamos tomar todo cuidado e continuar com as precauções na atenção às determinações e uso. As pessoas devem acompanhar pela imprensa para saberem quando serão vacinadas em relação a idade.
►Prioridade. Uma das notícias mais recente (18/06) sobre as vacinas contra o coronavírus está sendo publicada pela Diretoria da OPAS – Que pede aos países do G7 que deem prioridade à América latina e Caribe na hora de doar um bilhão de vacinas. A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Carina F. Etienne, fez um apelo para dar prioridade à América Latina e ao Caribe, considerando que os “países que mais sofrem devem estar na frente da fila”. A Diretora enfatizou que até o momento apenas uma em cada 10 pessoas na América Latina e no Caribe, completou seu calendário de vacinação contra o COVID-19. “Somos uma região com mais de 600 milhões de habitantes em que os casos estão aumentando, os hospitais estão lotados e as variantes circulam rapidamente”, disse ela, acrescentando que “as vacinas são urgentemente necessárias”. Situação preocupante.
►Viagens. Segundo nos vem ao conhecimento que a França estaria livre da pandemia e segundo os noticiários internacionais, a população estaria livre do uso das máscaras e não há mais nenhuma restrição. É um país da Europa e porque só a terra do cantor Charles Aznavour estaria livre da pandemia? Se assim for, como deverá ser o controle para outros munícipes de cidades dos países vizinhos, cuja locomoção é fácil em relação aos transportes, de um país pra outros na Europa, a viagem é realizada até por trem, embora soubemos através de pessoas que lá estiveram ou estão, há viagens mais em conta por avião. Gostaria eu para estar lá e, temos vontade de voar se assim fosse, para conhecer Portugal, terra dos nossos avós paternos.