“O importante é não se limitar, a dança é para todos, faz bem não só para o corpo, mas para a alma”, é assim que destaca o coreógrafo Rafael de Paula ao avaliar a importância desta arte para o público da melhor idade.
Além da dança ser uma manifestação artística muito presente na cultura popular brasileira, ela representa um veículo onde se desenvolve formas de expressar sentimentos e comunicação social. “Ela também desenvolve outros benefícios como a coordenação motora, agilidade, fortalecimento muscular e até mesmo a percepção espacial, entre outros benefícios”, explica o profissional.
Rafael De Paula é bailarino desde os 11 anos de idade, quando se apaixonou pela dança e pediu para a mãe o matricular em uma academia de Ballet, como o talento foi perceptível para os professores, ganhou uma bolsa de estudos e de lá para cá não parou mais. Se apresentando nos festivais mais reconhecidos e com diversas premiações. O profissional tem desenvolvido um trabalho para contribuir com a qualidade de vida do público da melhor idade. “Hoje em dia são desenvolvidos várias métodos de expressão, no caso da dança, isso engloba toda realidade de corpo e idade. Talvez por dançar e viver inserido nesta arte, com atividades físicas a vida toda, a dança e exercícios deveriam fazer parte da vida de todos. Eu considero fundamentais”, ressalta.
De Paula observa que o mercado num contexto geral tem se aberto cada vez para este público e trazendo oportunidades que antes eram limitadas. “Desde a parte dos profissionais dispostos a desenvolverem e ministrar as atividades, até mesmo a quebra de preconceitos sobre idosos exercerem essa prática. Dentro dos meus 30 anos de profissão, tenho a percepção de que dançar é maravilhoso para qualquer idade e corpo, mas em especial para a este grupo, contribuí para um melhor condicionamento físico e até mesmo mental, eleva a sua autoestima que consequentemente afasta sintomas de depressão e até mesmo uma melhor comunicação e conexão consigo mesmo. Ou seja faz bem pro inteiro.
O coreógrafo destaca que não tem uma modalidade especifica, o importante é movimentar o corpo, se entregar, deixar a dança falar. Neste novo projeto o profissional está com inscrições abertas para 10 alunos. “Podem participar todos que já fazem ou sempre tiveram vontade de se movimentar, dançar e se expressar através desta arte. O importante é não se limitar”, ressalta. Os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp: (19) 99190-1730.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação