Igrejas de madeira branca, carvalhos gigantes e prédios históricos de tijolinhos tornam Dahlonega uma cidade sulista dos sonhos, na Geórgia.
O tempo não tem pressa aqui, então vá com calma e aproveite. Desfrute da paisagem com um passeio até o bairro histórico, no centro, onde você poderá fazer compras em lojas famosas e passar em cafés para comer com calma. Não deixe de reservar uma mesa no restaurante dentro do The Smith House Historic Inn, conhecido por sua culinária rural e familiar.

Os pratos sulistas encontrados nessa visita incluem frango frito, presunto assado, creme de milho e quiabo frito. Fora do centro, canalize seu espírito aventureiro em um passeio rio abaixo pelo rio Ocoee. Fale com um guia para reservar atividades, como rafting em corredeiras, andar de caiaque ou de bóia. Também é possível caminhar em outra parte da Appalachian Trail, nos limites de Dahlonega na Springer Mountain.
A febre do ouro não começou na Califórnia, mas em Dahlonega, na Geórgia, em 1828. A pedra, inclusive, foi descoberta nesta cidade – da qual o nome deriva da palavra cherokee “dalonige”, que significa “amarelo” -, quando o caçador de cervos Benjamin Parks tropeçou em uma pequena rocha e, após observá-la, concluiu que era ouro.

Um ano depois, Dahlonega, a pouco mais de 100 km de Atlanta, foi invadida por caçadores. Na época, foi fácil fazer fortuna, pois havia tanto que praticamente dava para encontrar o mineral por acaso. Depois, os homens passaram do rio às minas, e, em 1880 começou a caça ao ouro na “Consolidated Gold Mine”. A febre durou até 1906 e, após essa data, as minas se esgotaram. O lugar continuou abandonado por 75 anos e até hoje não foi recuperado.
Atualmente, ele é chamado de “Glory Hole”(“Buraco Glorioso”) e está aberto para visitação a pessoas que queiram reviver a experiência dos caçadores de ouro e procurar pepitas com uma peneira e muita paciência.

Vai ser incrível quando você riscar todas essas aventuras da sua lista de desejos antes de seguir para as descobertas culturais na sua próxima parada em viagem pela Georgia.
Fotos: Divulgação