Em 2023, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) fez inúmeras melhorias no abastecimento da cidade. Executou a recuperação total do reservatório de concreto com capacidade para 500 mil litros no Jardim Centenário, que acabou com vazamentos na estrutura.
Também fez a instalação de válvula controladora de nível na rede que interliga o sistema de abastecimento nesta estrutura, dando mais estabilidade e fluxo na pressão para mais de 10 bairros da região sul.
Tem feito trabalho de aprimoramento na rede de abastecimento, com uma série de melhorias e manobras para equalizar a pressão do fluxo no fornecimento de água em pontos críticos, como no Jardim Brasília. Para isso, tem feito trabalho de “caça-vazamentos” em diversos bairros, com mapeamentos da rede.
Implantou rede de abastecimento de água em área próxima da Avenida 19, entre as Ruas 11 e 12, no bairro Jardim Bonsucesso, popularmente chamado de “Quadra M”. O Daae reformou o laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA 1 “José Maria Pedroso”). Também está sendo construída área de contenção para os produtos químicos usados no tratamento da água, armazenados em tanques.
Também fez a troca de material filtrante em um dos filtros da ETA 2 “José Crespo”. Foi retirada a areia antracito para utilização de argila expandida, resultando em melhorias imediatas no processo do tratamento da água. Em breve, será providenciado a troca nos demais filtros das duas ETAs.
Com investimentos em equipamentos para maquinários e iluminação, agora é possível realizar o serviço preventivo de limpeza de canaleta da ETA 2 no período noturno e com mais agilidade e segurança, reduzindo o tempo de execução pela metade, causando mínimo impacto no abastecimento.
Também fez a instalação de dois macromedidores na captação da ETA 1, próximo ao Ribeirão Claro, aprimorando o monitoramento ao combate de perdas de água desde a captação até o consumo.
O Daae também executa fundamental trabalho ambiental de recuperação e proteção das áreas dos mananciais com o plantio de mudas de seu viveiro, com doações e plantações em áreas de preservação permanente (APPs) e em áreas rurais no entorno de cursos d’água e nascentes.
Com o “Daae na Escola”, tem estimulado e incentivado a conscientização ambiental e o uso consciente e sem desperdícios da água. Neste ano, mais de mil alunos assistiram as palestras da equipe de Meio Ambiente do Daae em diversas escolas do município.
Com o apoio da Fundação Municipal de Saúde, o Daae tem promovido palestras sobre a saúde, segurança e bem-estar aos servidores. Também realiza exames médicos periódicos e testes rápidos de hepatites virais e outras doenças, além de vacinações contra a Covid, gripe e a dose bivalente.
Com entrega de certificados, cursos são realizados constantemente para o aperfeiçoamento dos funcionários.
O Daae também elaborou e regulamentou a Lei Municipal nº 5.817, de 3 de outubro de 2023, sobre revisão do valor de faturas dos usuários em casos de vazamentos ocultos (não aparentes) comprovados na rede hidráulica em imóveis.
Foto: Divulgação