Prosseguindo com o aprimoramento da formação dos servidores na utilização do Cadastro Técnico de Redes Georreferenciado, nessa semana, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro realizou mais um treinamento para as equipes de engenharia da autarquia, na utilização da modelagem hidráulica digital das redes de água de toda a cidade.
Os engenheiros reforçaram os conhecimentos para os cálculos informatizados de verificação hidráulica das redes, tubulações e reservatórios, inclusive realizando a simulação das redes conforme a setorização do sistema de abastecimento prevista para daqui 20 anos no Plano Diretor de Água, feito de forma pioneira e inédita no Brasil com integração ao Plano de Segurança de Água, Plano de Setorização e Combate a Perdas e ao Plano Diretor de Esgoto, estruturando as ações de curto, médio e longo prazo para a garantia da disponibilidade hídrica nesse período.
O Cadastro Técnico de Redes do Daae foi totalmente convertido para a plataforma tecnológica de geoprocessamento e integrado ao sistema comercial da autarquia desde o primeiro semestre desse ano.
Essa ferramenta busca os dados das leituras de consumo e demanda de água de todos os usuários da cidade e realiza o cálculo das vazões e pressões da rede de abastecimento de água, possibilitando o acompanhamento da operação do sistema hidráulico desde as duas estações de tratamento de água, passando pelos reservatórios em toda a cidade até o usuário. Também permite mapeamento mais eficaz de ocorrências atendidas e serviços realizados em toda a rede de abastecimento da cidade.
Os recursos informatizados permitem a simulação do funcionamento das bombas e reservatórios ao longo das 24 horas do dia de cada setor da rede de abastecimento, dando informações para as ações de economia de energia e eficiência energética para cada região da cidade.
O sistema também tem total integração com a Central de Atendimento Telefônico, no número 0800-505-5200, que atende todos os dias da semana, 24 por dia e recebe ligações de telefones fixos e celulares. Os chamados e ocorrências são direcionados aos telefones celulares das equipes de manutenção, representando grande economia de tempo e deslocamento para a realização de novos serviços.
Os servidores do setor de atendimento presencial também tiveram treinamento específico para o uso desse sistema, diretamente em seus terminais, durante pedidos de ligação e serviços para proporcionar mais qualidade e agilidade ao atendimento dos clientes da autarquia, a fim de evitar filas e o tempo de espera dos usuários nos atendimentos presenciais que estão sendo previamente agendados diretamente na Central 0800-505-5200.
O monitoramento ambiental também é uma das utilidades do sistema, pela qual a equipe de meio ambiente do Daae pode acompanhar as imagens de satélite das áreas de proteção permanente dos mananciais de captação de água para o tratamento do Ribeirão Claro e do Rio Corumbataí.
A próxima etapa de implantação do sistema é o Módulo de Controle de Perdas de Água, no qual o Daae poderá acompanhar o desempenho da rede de distribuição e identificar os locais onde podem estar ocorrendo perdas de água e problemas de medição, faturamento e até fraudes nas ligações, inclusive indicando os locais onde há necessidade de obras ou intervenções na rede de abastecimento.
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