O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro tem observado que, a medida que as pessoas estão ficando mais em casa nesse período de pandemia, o consumo de água em todo o município tem aumentado consideravelmente.
O uso excessivo da água, muito acima do normal, está causando acelerada baixa nos reservatórios e consequentemente, baixa pressão na rede e até mesmo pontuais e breves interrupções no fornecimento de água até que estas estruturas sejam reabastecidas com água tratada das duas Estações de Tratamento de Água da cidade (ETAs 1 e 2).
“Todos precisam iniciar hábitos de economia de água, porque a instabilidade do clima, resultando principalmente em diminuição das chuvas, está cada vez mais frequente e se não começarmos a fazer o uso consciente da água agora, evitando desperdícios, sofreremos as consequências num futuro próximo”, afirma o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
O Daae reforça a importância da higienização neste período de pandemia, mas pede que todos façam o uso responsável da água, priorizando apenas alimentação e higiene pessoal.
Lavar calçadas com mangueira infelizmente se tornou hábito. Essa ação é uma das que mais consomem água e por isso, a autarquia orienta que as limpezas devem ser feitas apenas com vassouras, para evitar desperdícios. Se houver sujeira localizada, utilize balde com água no local.
O consumo está relacionado com a vazão da água em determinadas torneiras, por isso, cada ação de economia é bastante significativa.
Confira outras orientações de uso responsável da água:
• Escovar os dentes, fazer a barba e lavar as mãos com a torneira fechada.
Economia de mais de 15 litros de água em cada ação.
• Banhos rápidos, com a torneira fechada ao se ensaboar, de no máximo cinco minutos.
Economia de até 100 litros de água.
• Realizar descargas rápidas do vaso sanitário e manter sempre a válvula regulada.
Economia de mais de 15 litros de água.
• Verificar se há vazamentos e consertá-los assim que notados.
Economia de mais de 20 litros de água.
• Lavar a louça com a torneira fechada ao ensaboar os utensílios.
Economia de até 100 litros de água.
Procure utilizar o mesmo copo durante o dia, pois são necessários pelo menos outros dois de água potável para lavá-lo.
• Lavadora de roupas usa cerca de 130 litros por lavagem. Use-a com capacidade total no máximo três vezes por semana. No tanque, fechar a torneira para lavar as roupas. Economia de até 100 litros de água. Reaproveite a água do enxágue das roupas para lavar o quintal e economizar ainda mais.
• Evite molhar plantas com mangueira e utilize regadores.
Economia de até 100 litros de água.
• Lavar o carro somente com balde com água e sabão.
Economia de até 400 litros de água.
Outro fator de desperdício de água são as piscinas. Uma piscina exposta pode perder cerca de 4.000 litros de água por mês por evaporação, quantidade que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é suficiente para suprir as necessidades de consumo e higiene de uma pessoa durante um mês aproximadamente. Com uma cobertura na piscina, a perda é reduzida em 90%.
Foto: Divulgação