Para instruir e esclarecer sobre a mudança da legislação que incluiu prevenção de assédio como tema a ser abordado na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro promoveu palestra sobre o tema na quinta-feira (9).
A psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest) de Rio Claro, Talissa Daniele Tulimosky, explicou o que pode ser caracterizado como assédio moral ou sexual, as consequências e de como tratar das ocorrências.
“Não existe um protocolo estabelecido. O acolhimento de quem sofre assédio é fundamental para compreender o que aconteceu. Criar espaço ao diálogo é um começo significativo para tratar de um tema sensível como esse”, destaca Talissa.
Recentemente, o Daae ministrou treinamento para os novos integrantes da CIPAA, com destaque para a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), em aplicação da lei 14.457, de 2022, que inclui o assédio como um dos temas abordados. De acordo com a nova lei, as empresas precisam adotar medidas para prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Foto: Divulgação