Para enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro promoveu na terça-feira (25) palestra sobre o tema.
A técnica de enfermagem do ambulatório de mastologia do Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico), Meirieli Cristina de Paula Massaferro, tratou de diversos tópicos como sinais e sintomas, maneiras para diagnóstico e a superação de obstáculos, como o medo em encarar exames e tratamentos.
“O medo é um dos maiores obstáculos para diagnósticos. É preciso saber que o tumor não deixa de crescer se não fizermos exames e que existe vida após diagnóstico de câncer. Fazer a prevenção é um sinal de amor a nós mesmas, ao seu corpo e a todos que te amam”, enfatiza Meirieli.
Durante a palestra, foi disponibilizado aos presentes um modelo anatômico e didático de mama com tipos de alterações no qual pode indicar um câncer de mama, dividida em quatro partes: sem alterações; área com pequenos grãos; nódulo (caroço) que se movimenta e nódulo ou área fixa e dura.
“Uma palestra de extrema importância, que trata de um assunto ainda encarado por muitos como tabu. Ações como essa são fundamentais, podendo salvar vidas, além de promover a conscientização sobre a doença que ainda assusta grande parte da população”, comenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Ao final, houve sorteio de brindes. O evento contou com o apoio do Centro Logístico/Rio Claro Patrimonial, Esmalte Dona Bibi e Aquaphyto. Como forma de lembrar sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama, também foi entregue ao longo do mês pelo Seemst da autarquia, tags personalizadas para todas as servidoras e colaboradoras do Daae.
Foto: Divulgação