Para levar água com qualidade para as torneiras de todo o município, o trabalho diário do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, que neste ano completa 50 anos de fundação, é realizado de maneira árdua e minuciosa.
A autarquia coleta, no mínimo, dez amostras por dia em pontos aleatórios na rede de todo o município e distritos. Nessas amostras, são feitos testes laboratoriais físico-químicos e bacteriológicos, que verificam os parâmetros de pH, cor, turbidez, flúor, cloro e coliformes totais. Os custos anuais nestes procedimentos chegam em média aos R$ 250 mil, que representa aproximadamente 7% da arrecadação financeira anual da autarquia.
Equipes rotativas trabalham 24 horas por dia, seguindo um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade, conforme determinações do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.
Esses cuidados abrangem todo o sistema de distribuição das duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), que funcionam diuturnamente, com análises de controle de qualidade feitas a cada hora antes da saída da água tratada para toda a cidade.
A qualidade da água distribuída pelo Daae é confirmada em documentos expedidos ao longo dos últimos anos pela Agência Reguladora (Ares-PCJ). As análises mensais feitas em pontos aleatórios da rede de abastecimento e sem aviso prévio à autarquia têm confirmado a boa qualidade da água tratada e distribuída pelo Daae em todo o município.
A autarquia ressalta que quando acontecem eventuais casos de coloração alterada (cor mais escura devido a manutenções pontuais na rede), a qualidade é mantida na composição da água. A partir de convênio firmado com a Unesp de Rio Claro, o Daae também tem feito análises microbiológicas da água tratada de maneira pioneira no País, além de um intenso trabalho para recuperação e preservação de nascentes e mananciais espalhados pelo município, com plantio de mudas provenientes do viveiro da autarquia.
O Daae também ampliou o abastecimento no município, como no Parque Flórida, que teve o problema de falta d´água resolvido após dez anos de espera, assim como nos distritos de Ferraz e Assistência.
“Trabalhamos para o fortalecimento do Daae, em busca de melhorias ao sistema de abastecimento de água de Rio Claro, visando sempre o bem-estar de toda a população. A água é um dos bens mais valiosos do planeta e a tratamos com o respeito e cuidado que merece, seguindo determinações do prefeito Juninho da Padaria”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
O Daae segue realizando melhorias na cidade. Em março desse ano, iniciou força-tarefa para o fechamento de buracos em vias públicas ocasionados por manutenções na rede de água.
“Muita coisa já foi feita e temos vários projetos em andamento que trarão mais melhorias para o sistema de captação, tratamento e distribuição de água aos rio-clarenses”, informa o superintendente da autarquia.